A Internet fica lenta quando chove? Saiba se é mito ou verdade

A Internet é o refúgio de muita gente em dias chuvosos: com o tempo pouco convidativo para sair, ficar em casa e desfrutar de uma boa sessão de streaming ou até mesmo um jogo online torna-se a opção mais agradável.

No entanto, parece que justamente em dias chuvosos a Internet não dá conta: quando mais precisamos dela, a conexão aparenta maior lentidão ou sofre com quedas constantes.

Afinal, por que a Internet fica lenta quando chove? Aliás… será que isso é mesmo verdade ou apenas um senso comum? É o que vamos descobrir no texto de hoje. Confira!

Quando a Internet é via rádio

Se você mora numa cidade de médio ou grande porte, provavelmente associa de imediato a Internet com cabos, sejam de cobre ou mais provavelmente de fibra óptica. Vale lembrar, no entanto, que também existe a conexão via rádio, muito comum em regiões afastadas do país, nas quais o cabeamento não chega com qualidade.

A Internet via rádio realmente pode ficar lenta quando chove, ou sofrer com instabilidade. Isso porque, nesse caso, o sinal é transmitido pelo ar, entre torres e antenas instaladas na casa dos usuários, o que o torna bastante vulnerável ao tempo.

Assim como, dentro de casa, o sinal Wi-Fi, que é sem fios, pode ser afetado por água, paredes e móveis, levando à lentidão da conexão em alguns pontos da casa, o sinal de rádio, que viaja pela atmosfera, também pode sofrer com interferências.

Nuvens carregadas, grandes volumes de água da chuva, descargas elétricas, tudo isso fica no meio do caminho entre a torre de transmissão e o usuário, interferindo no sinal e podendo comprometer completamente a qualidade da conexão.

Mas e quando estamos usando Internet a cabo? Veja a seguir!

Internet cabeada

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Via de regra, a chuva não interfere na Internet cabeada, visto que os dados transitam em cabos (teoricamente) protegidos. Se as instalações do provedor estiverem funcionando normalmente e o cabeamento (principalmente se for de fibra óptica) estiver em bom estado, não há por que temer a chuva.

No entanto, nem tudo acontece como deveria ser e chuvas fortes podem causar quedas de energia nas centrais das operadoras de Internet ou então provocar acidentes (como queda de árvores) que danifiquem o cabeamento, o que pode comprometer a Internet.

Esses efeitos costumam provocar queda total da conexão por um tempo mais longo, mas, em alguns casos, a chuva também pode ocasionar lentidão na Internet a cabo, o que costuma acontecer quando a instalação (notadamente de cabos de cobre, mais suscetíveis a falhas e deterioração) é mal feita ou está desgastada.

Nesses casos, o revestimento ou eventuais conexões dos cabos podem apresentar fissuras, permitindo que a água, se tiver contato com o cabeamento, infiltre e provoque danos à conexão.

Por fim, vale lembrar que cabos de cobre podem sofrer interferências eletromagnéticas, ou seja, descargas elétricas de tempestades podem também atrapalhar o trânsito dos dados pelo cabeamento. Com a fibra óptica, essa possibilidade não existe, já que, em vez de eletricidade, o que transita pelos cabos é simplesmente luz.

O que fazer?

Indo ao que interessa: o que se pode fazer se a sua Internet fica lenta quando chove ou até mesmo sofre com quedas totais de sinal? No caso da conexão via rádio, a resposta é simples: nada. É impossível mudar a forma que os fatores meteorológicos interferem no sinal, então a “solução” é simplesmente aguardar que o tempo melhore.

Já no caso da Internet a cabo, é importante checar se realmente os problemas de conexão acontecem durante a chuva, e, confirmando a hipótese, buscar suporte junto ao provedor de Internet, explicando o problema.

Deve-se solicitar ao provedor que revise o cabeamento que está conectado à sua casa: tanto a rede da vizinhança quanto as instalações da sua residência propriamente dita precisam ser verificadas para localizar o problema e resolvê-lo.

Afinal, a responsabilidade do cabeamento é do provedor, e, mesmo que ele tenha aproveitado cabos de uma instalação anterior, caso estes não estejam em bom estado, é dever da operadora substituí-los.

Vale lembrar que, apesar de o provedor ter responsabilidade sobre o cabeamento, pode ser que você precise fazer algum reparo na sua casa caso haja, por exemplo, uma infiltração de água num duto pelo qual passam cabos de telecomunicações ou algo do tipo, que possa afetar negativamente a conexão em dias de chuva no futuro.

E então, o que achou do nosso texto de hoje? Será que o problema da sua Internet é realmente a chuva? Na dúvida, chame quem entende e cuide para que sua conexão esteja sempre com boa qualidade!

Fontes: Fibra Bem, Techtudo, Meu Positivo