Aprenda como baixar aplicativo na Smart TV

Com a ascensão dos smartphones, muita gente pode ter pensado que a televisão estaria com os dias contados. No entanto, rapidamente surgiram as Smart TVs, aparelhos que têm várias funcionalidades além de apenas assistir canais por sinal de antena ou satélite.

A Smart TV permite também o acesso à Internet e o uso de vários programas específicos, conhecidos como aplicativos (assim como há aqueles para celular, por exemplo). Isso descortina uma série de possibilidades de uso para seu aparelho!

Hoje, vamos entender como funciona uma Smart TV, as vantagens de usar apps e, afinal, como baixar aplicativos na Smart TV. Confira tudo a seguir!

Como funciona uma Smart TV

Como o nome em inglês sugere, Smart TV é um televisor “inteligente”: ele tem uma série de funções a mais que um televisor comum. Na verdade, trata-se não apenas de um receptor de sinal, mas de um computador capaz de executar programas e se conectar à Internet.

Através da conexão à Internet, a Smart TV pode fazer o download de diversos programas, acessar redes sociais, assistir a conteúdos em streaming (como via Netflix, por exemplo), entre diversas outras funcionalidades similares às de smartphones e computadores.

Para oferecer todas essas possibilidades, toda Smart TV conta com um sistema operacional, o qual varia conforme a marca. No entanto, todos funcionam de forma mais ou menos parecida quanto à instalação de apps. Vamos ver como baixar aplicativo na Smart TV em diferentes marcas!

Passo-a-passo de como baixar aplicativo na Smart TV

Para fazer download de aplicativos numa Smart TV, as instruções variam conforme o sistema do aparelho, mas são sempre bem simples. Vamos lá:

Como baixar aplicativo na Smart TV Android

No Brasil, os aparelhos de Smart TV com sistema Android (aquele que também é usado na maioria dos smartphones) são fabricados por duas marcas: Sony e Phillips. Assim, para baixar apps, o procedimento é o mesmo que no celular — ir à Play Store. Vejamos:

  1. Aperte o botão “Home” no seu controle remoto;
  2. Use as setas direcionais do controle para ir até “Aplicativos”;
  3. Busque o ícone da Play Store e selecione-o com o botão do meio do seu controle;
  4. Uma vez na Play Store, utilize as setas para buscar o app que você deseja;
  5. Ao escolher, selecione a opção “Instalar”;
  6. Quando o download terminar, clique em “Abrir”.

Como baixar aplicativo na Smart TV LG

Smart TVs da LG já possuem um sistema operacional diferente, chamado webOS. No entanto, o procedimento para instalação é bem parecido com os demais. Veja:

  1. No controle remoto, aperte o botão “Home”;
  2. O menu principal da TV vai aparecer. Use as setas para ir até “LG Content” ou “LG Store”. Selecione essa opção;
  3. Procure pela aba “Aplicativos e jogos” e selecione-a;
  4. Pronto, você está na loja de apps da LG! Use as setas para navegar e encontre o app desejado;
  5. Ao achar o aplicativo que deseja, selecione a opção “Instalar”;
  6. Quando o download terminar, clique em “Abrir”.

Como baixar aplicativo na Smart TV Samsung

Smart TVs da Samsung têm sistema operacional Tizen, que também apresenta suas diferenças em relação aos demais. Mas, para instalar apps em televisores Samsung, também não tem mistério. Vamos lá:

  1. Aperte o botão com o ícone de uma casa em seu controle remoto. Ele levará você até o menu principal da Smart TV, também chamado, nesse caso, “Smart Hub”;
  2. Utilize as setas para ir até a opção “Apps”;
  3. Navegue pelas opções de aplicativos e escolha o que deseja;
  4. Clique em “Transferir”;
  5. O app será instalado! Após a instalação, clique em “Executar” para abrir o aplicativo.

Atenção ao baixar aplicativo na Smart TV

Temos dois lembretes finais importantes para ter em mente antes de começar a aproveitar todas as funcionalidades e apps disponíveis em sua Smart TV. O primeiro é que muitos aplicativos são pagos, e outros, apesar de gratuitos, exigem um valor de assinatura periódico.

Se você escolher um aplicativo pago, o valor dele ficará exposto na tela, em uma janelinha. Caso você queira comprá-lo, poderá pagar com cartão de crédito — mas atenção com a possibilidade dos dados ficarem salvos no aparelho, pois um outro usuário ou até mesmo uma criança pode sair instalando apps pagos inadvertidamente!

Já outros apps, como a Netflix, podem ser baixados de graça, mas demandam um valor de assinatura para que possam ser utilizados. Vale a pena verificar se o valor condiz com o benefício ou lazer que você busca.

Por fim, a segunda dica: a instalação de apps depende de Internet e a utilização de alguns deles — principalmente os de streaming de vídeo — pede uma Internet de alta velocidade. Por isso, busque um provedor robusto para aproveitar o melhor da sua Smart TV!

E então, aprendeu como baixar aplicativo na smart TV? Aproveite e boa diversão!

Fontes: Compara Plano, Canaltech