Aprenda como fazer sucesso no Reels do Instagram

Se destacando amplamente no ambiente mobile, o Instagram é a quarta rede social mais popular do Brasil. Segundo a Statista, empresa alemã especializada na coleta de dados de mercado e de seus consumidores, a rede social conta com 99 milhões de usuários brasileiros, tornando nosso país o terceiro no ranking de usuários da rede.

O sucesso não é por acaso. Consolidada como um aplicativo gratuito de compartilhamento de fotos, o Instagram foi trazendo novos recursos para engajar cada vez mais o usuário. Entre as novidades estão os vídeos, carrossel de fotos, stories e até mesmo transmissões ao vivo. 

Um outro novo mecanismo e concorrente direto do Tik Tok é o Reels, que permite a criação de pequenos vídeos de 15 a 30 segundos com qualquer tipo de temática que se enquadre nas diretrizes da plataforma. Com algumas funções nativas, é possível aplicar efeitos, trilhas sonoras, textos e figurinhas, de modo que o vídeo fique ideal para o seu público.

Porém, para ter sucesso na rede não é necessário apenas colocar para gravar e pronto. É preciso seguir algumas dicas como ser animado e divertido, além de criar uma história que seja cativante aos espectadores, de modo que eles queiram ver mais conteúdos. Veja a seguir algumas outras dicas que farão com que você crie vídeos de sucesso no Reels.

Crie um roteiro antes de gravar

Os vídeos do Reels no Instagram são limitados de 15 a 30 segundos, então o conteúdo tem que ser bem planejado para não ficar nenhuma informação de fora. Planeje tudo que deseja dizer no vídeo e monte um roteiro, pode ser em uma folha de papel mesmo. O importante nessa dica é delimitar o que irá dizer, para que na hora não acabe improvisando e o tempo se esgotando antes de dizer tudo ou que acabe faltando informações.

Com isso você terá organizado tudo que deverá fazer, tendo a certeza de que seu vídeo tem tudo que deveria ter.

Capriche na hora de escolher a música de fundo

Nada mais empolgante em um vídeo do que uma música que empolga e combina bem com o conteúdo que está sendo dito. Seja apenas um plano de fundo ou um som que toma conta de todo o ambiente, invista na sonografia para que seu material fique mais engajado e atrativo. 

Além disso, ao escolher uma música, as pessoas poderão acabar descobrindo seu vídeo por causa do mesmo gosto musical, possibilitando que eles consumam as informações que você transmitiu mesmo sem eles estarem procurando. Esse tipo de ação poderá fazer com que esse pessoal se torne seguidores do seu canal, o popularizando ainda mais.

Utilizem hashtags que direcionem seu vídeo ao público desejado

A utilização de hashtags é um ótimo mecanismo de busca por meio de temáticas específicas dentro do Instagram. Pesquise as principais hashtags que combinam com o que seu vídeo quer transmitir e selecione as mais populares e promissoras. Escolha de 10 a 15 e coloque no final do texto descritivo de seu vídeo, assim as pessoas poderão achá-lo com facilidade. 

Lembre-se de escolher as com maior quantidade de busca, caso contrário poderá ser uma hashtag em vão.

Poste em um horário de maior consumo da rede social

Essa dica, muito utilizada em serviços de marketing, também serve para a popularização de seus Reels. Escolha os horários com mais usuários ativos dentro do Instagram para postar os seus conteúdos, assim terá uma maior chance de uma grande quantidade de pessoas verem seu vídeo e ele se popularizar. 

É possível verificar quando o seu perfil é mais visto por meio dos indicadores presentes nos "insights", possibilitando assim um melhor direcionamento de horários de postagem. Caso escolha um horário de pouco acesso, seu vídeo que deu tanto trabalho para produzir poderá nem embalar devido à falta de público.

Prepare o cenário de forma ideal

A parte estética é um dos fatores determinantes para fazer com que o usuário decida assistir seu vídeo ao invés de rolar o feed para o próximo conteúdo. Escolha um cenário adequado e harmonioso de acordo com o conteúdo que você irá gravar, de modo que combinem perfeitamente. 

Você pode começar abrindo a câmera na aba do Reels e testando os enquadramentos e em seguida definindo os elementos que irão compor a cenografia, como a duração do vídeo, a velocidade e até mesmo selecionar o temporizador para registrar o momento sem as mãos. Todas essas configurações podem ser acessadas na coluna à esquerda da tela.

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Agora que você montou seu vídeo de forma ideal, o próximo passo é publicar. Lembre-se de compartilhar o vídeo no feed para que seus seguidores vejam e repassem o conteúdo para outras pessoas.