Como assistir Netflix com o Chromecast

Além de ser um buscador conhecido em todo o mundo, o Google também comercializa alguns produtos atualmente. Os smart speakers e os dongles de streaming são exemplos disso. No entanto, o primeiro contato com essas tecnologias pode ser um pouco complicado. Para o conteúdo de hoje, preparamos um tutorial bem detalhado sobre como assistir netflix usando um Chromecast. Anote aí!

Quase uma Smart TV

Se você chegou até aqui, certamente já sabe que o Chromecast serve como um “transformador” que torna qualquer TV em um aparelho smart. Ou seja, assim como as televisões com conexão nativa à internet, as telas que fazem uso do pequeno dongle conseguem exibir filmes e séries das mais diversas plataformas de streaming.

mulher assistindo serviço de streaming pelo chromecast

No entanto, os primeiros contatos com a tecnologia podem deixar algumas dúvidas, principalmente por fazer uso de três dispositivos simultaneamente: a TV, o dispositivo que vai transmitir a mídia e o próprio Chromecast. Por isso, o texto abaixo, te ensina o passo a passo. 

Como assistir netflix usando um Chromecast 

No celular, iOS ou Android, deve-se fazer da seguinte forma:

Passo 1: Certifique-se de que o Chromecast está conectado na TV via HDMI/USB;

Passo 2: No celular, faça o download da plataforma indicada para o comando do dongle;

Passo 3: Cadastre seu dispositivo Chromecast;

Passo 4: Baixe o app da Netflix e faça o login em sua conta;

Passo 5: Escolha o conteúdo que deseja assistir;

Passo 6: Toque no ícone superior (um retângulo com linhas que indicam ondas), alocado no canto da tela, para selecionar o dispositivo para que deseja iniciar a transmissão;

Passo 7: Pronto! Agora é só apertar o play e conferir a programação selecionada. 

Ao fechar o aplicativo do streaming, o telefone automaticamente vai disponibilizar um painel de controle na barra de notificações para otimizar o uso de funções: play, pause etc.

Já no PC, o trajeto é um pouco diferente. O Google Chrome já dispõe de uma ferramenta nativa capaz de espelhar a tela diretamente no dongle, mas a opção pode consumir uma quantidade significativa de memória. Para evitar engasgos, vale seguir o tutorial abaixo. 

Passo 1: Abra o navegador e acesse o site da Netflix;

Passo 2: Após fazer login, selecione o conteúdo desejado;

Passo 3: Já na tela do conteúdo, busque por um ícone de três pontos no canto superior direito do painel;

Passo 4: Em seguida, clique em “Transmitir” e escolha seu Chromecast;

Passo 5: Para encerrar, clique no ícone “Transmissão” e aperte em “Parar transmissão”.

Como solucionar possíveis problemas 

Um dos problemas mais recorrentes, segundo a plataforma de suporte da própria Netflix, é a rede. Portanto, se estiver com dificuldades para assistir os conteúdos, certifique-se de que os dois dispositivos estão conectados à mesma fonte de internet. Depois, se o roteador está funcionando. Caso não esteja, deixe-o fora da tomada por 10 segundos ou contate a empresa provedora.

Outra alternativa é verificar os apps Google Home e da Netflix, para certificar-se de que todos estão devidamente atualizados e, portanto, compatíveis com a ferramenta de transmissão. Se as checagens indicadas não forem suficientes, busque uma assistência técnica especializada. 

Outras coisas que o Chromecast pode fazer

Ver vídeos e fotos na TV

Isso é possível para usuários que fazem upload de fotos e vídeos no Google Fotos. Assim, aqueles que quiserem fazer exibições ampliadas na tela da televisão, podem acessar o app e buscar a imagem desejada. Logo em seguida, basta clicar no primeiro ícone na parte superior direita e parear no Chromecast.

Curtir jogos na telona

Apesar de não ser um console, o dongle do Google pode transmitir alguns jogos. Entre os games compatíveis de destaque, estão o Just Dance Now, Angry Birds Friends, Alien Invaders e o Motion Tennis Cast. Para fazer isso, é preciso baixar o app desejado e buscar o ícone de transmissão. Dessa forma, a imagem é passada para a TV e o celular deve operar como um controle. 

Ouvir música pela televisão 

Muitos apps são compatíveis com o sistema de transmissão. Assim, é possível amplificar o som do telefone com a ajuda do televisor. Alguns streamings de música que contemplam a função são Spotify, YouTube Music e Google Play Música. Geralmente, o ícone para conectar fica na barra de controles, ao lado de funções como play, pause e avanço de músicas. 

mãe e filha dançando ao som de música pelo chromecast

Desenhar com recursos ampliados

Seja por hobby ou por necessidade, a ferramenta em questão é, no mínimo, inusitada. Mas pode ser bastante funcional para quem quer se fazer notável ou quem apenas precisa de uma tela ampliada. O processo é simples: basta baixar o CastPad no smartphone e apertar no ícone de transmissão. Com funcionamento descomplicado, ele remete ao Paint, do Windows. 

Agora que você já sabe como assistir Netflix no Chromecast e também como desempenhar várias funções com o dongle, basta curtir com a família ou com os amigos. Se você gosta de dicas e novidades do mundo da internet, não deixe de perder as atualizações do blog da Explorernet

Fonte(s): 

CanalTech, Oficina da Net e TechTudo.