Nada melhor do que após um longo dia de trabalho, assistir aquele filme ou série na Netflix que tanto queremos, porém, um filme em qualidade ruim pode desanimar e até mesmo fazer a gente nem querer assistir mais. Com grande número de mídias disponíveis em seu catálogo com resolução HD, dificilmente o problema da resolução estar ruim estará relacionado com o arquivo disponibilizado.
É comum que o problema esteja ligado a situações externas como baixa velocidade de internet, não suporte da televisão ou até mesmo configurações erradas no aplicativo da Netflix.
Conheça a seguir algumas dicas que farão com que você assista seus filmes e séries com qualidade por meio do streaming.
Verifique qual plano contratou
O problema de uma baixa resolução pode estar ocorrendo desde quando você assinou a Netflix e só acabou percebendo quando foi assistir algo em uma tela maior. Há disponível no mercado brasileiro três planos, o básico, o padrão e o premium, porém somente os dois últimos disponibilizam suporte a resoluções high definition (HD). Já o modelo básico tem suporte apenas a uma qualidade inferior, a chamada standard definition (SD).
Se tratando da standard definition, essa resolução apresentará mídias em 480p, sendo ideal para telas de 640 x 480 pixels quando no formato 4:3 ou 720 x 480 pixels, quando a tela for widescreen. Essa resolução é significativamente inferior ao HD, que apresenta 1280 x 720 pixels, fazendo com que ao colocar um filme na qualidade padrão em uma televisão de 42 polegadas, por exemplo, o filme fique granulado, enquanto em HD fique bonito.
A solução para esse caso é simples, basta mudar o plano da Netflix para alguma das opções que suporta conteúdos em HD.
Ajuste as configurações de reprodução
Por padrão, a Netflix deixa a opção de configuração de reprodução automática, assim o aplicativo é capaz de aumentar ou diminuir a qualidade da resolução conforme a velocidade e recebimento de pacotes de internet.
Para garantir que o aplicativo não faça esse nivelamento, basta acessar as configurações diretamente em seu perfil e ir nas opções de reprodução. Chegando lá, selecione a opção "alto", assim permitirá que a Netflix consuma até 3 GB por hora para reproduzir conteúdos em HD e até 7 GB por hora para mídias em Ultra HD. Com isso a qualidade irá sempre se manter na melhor possível.
O dispositivo consegue reproduzir em HD?
Uma coisa que pouca gente se preocupa é se o dispositivo que se está tentando assistir a Netflix consegue reproduzir em HD. Aparelhos mais antigos ou modelos mais simples tendem a não suportar conteúdos em HD, disponibilizando apenas o padrão. Com isso, ao assistir em computadores, televisões ou até celulares que não suportam HD, a experiência poderá ser prejudicada.
Essas informações são possíveis de serem consultadas pelo manual do aparelho ou acessando as configurações e indo em informações de hardware.
Configure os dispositivos externos caso use um
Atualmente há diversos modos de assistir Netflix, inclusive em aparelhos antigos. Chromecast, métodos de espelhamento da tela na televisão, entre outros métodos externos proporcionam que o conteúdo do aplicativo de streaming seja transmitido para a televisão, utilizando cabos ou a rede Wi-Fi.
Entretanto, é preciso saber se esses dispositivos externos estão configurados corretamente na opção de HD ou se estão na porta correta da televisão. No caso de dispositivos conectados na televisão, verifique se estão utilizando a porta HDMI ou de vídeo componente, caso contrário estará em uma entrada inferior, na qual o recebimento de dados será menor e assim a qualidade do vídeo pior.
Já quando a transmissão for por espelhamento via Wi-Fi, verifique as configurações do aplicativo do seu computador ou celular para ver se está replicando o conteúdo em HD.
Verifique a velocidade da sua internet
Se nos passos anteriores tudo se encontra perfeitamente configurado, o último passo é verificar a velocidade da sua internet. Primeiramente é importante que para cada resolução haja uma velocidade de transmissão ideal para que as mídias funcionem com fluidez na Netflix. Se tratando da resolução HD, o ideal é que o usuário tenha pelo menos 5 Mbps (Megabits por segundo), já no modo Ultra HD, essa banda larga ideal é de 25 Mbps (Megabits por segundo).
Além disso, é importante verificar se outras coisas estão consumindo a banda de sua internet. Se por acaso você tiver 10 Mega de velocidade e estiver conectado a alguns celulares e fazendo downloads no computador, certamente faltará banda para atingir os 5 Mbps mínimos para que a Netflix consiga transmitir em HD.
Vale ressaltar que quando o dispositivo estiver conectado via Wi-Fi, a quantidade de dados e velocidade da internet que chegará até ele irá variar conforme a distância do modem e obstruções que estiverem pelo caminho. Em caso de televisões longe do roteador, o problema pode ser simplesmente por não chegar sinal suficiente, sendo necessário alternativas como um repetidor de sinal, por exemplo.
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Agora que você já sabe o que fazer para melhorar a qualidade da sua Netflix, aprimore a velocidade da sua internet com planos de alta velocidade com fibra óptica da Explorernet e não sofra mais com travamentos.