Como baixar aplicativos na smart TV?

Quem tem uma televisão conectada à internet sabe que nem sempre ela chega equipada com os apps desejados. Em alguns casos, é preciso instalar um determinado canal de streaming ou até mesmo um software para ouvir músicas. Pensando nisso, o conteúdo abaixo detalha como baixar aplicativo na smart TV, anote aí.

Sugestões de apps que podem ser baixados

Não só de exibir filmes e novelas vive uma TV. Ainda mais quando se trata de um aparelho inteligente. Neste caso, é possível consumir outras coisas, como playlists personalizadas em apps de música, lives em redes voltadas para esse tipo de conteúdo e até mesmo plataformas com instruções para exercícios. 

Em alguns casos, é possível também acompanhar notícias, navegar em buscadores e fazer o download de jogos compatíveis com as telas grandes. Não importa a demanda, sempre haverá algo capaz de supri-las. Mas para tal, é preciso saber fazer o download, como ensina o tutorial. 

Como baixar aplicativos na smart TV?

Existem várias opções de marca no mercado hoje. As principais são: Samsung, LG, AOC, Multilaser etc. No entanto, é possível encontrar opções com adaptadores que transformam a TV em smart. Abaixo, separamos três possibilidades, que em sua origem seguem caminhos parecidos para o download de aplicativos. 

Download de apps na TV da Samsung

Passo 1: No controle, aperte o botão “Home”; 

Passo 2: Encontre a aba de “Apps” para explorar as possibilidades ou para buscar a opção desejada na lupa; 

Passo 3: Selecione o aplicativo e clique em “Instalar”;

Passo 4: Ao concluir o download, aperte em “Abrir”.

Download de apps na TV da LG

Passo 1: Encontre o botão Smart/Home no controle e pressione-o;

Passo 2: Busque a opção “Mais apps” e abra a LG Store;

Passo 3: Procure o aplicativo desejado e clique em “Instalar”;

Passo 4: Após a instalação, procure o software na lista de aplicativos.

Download de apps na Android TV 

Passo 1: Procure a opção “Apps” na home;

Passo 2: No rol de opções, clique na “Play Store”;

Passo 3: Na loja de aplicativos, basta selecionar a opção desejada e fazer o download;

Passo 4: Por fim, espere o tempo de download e siga para a lista de software instalados.

Dispositivos inteligentes já são uma realidade 

O avanço da tecnologia nos permite contar com diversas facilidades no dia a dia, inclusive assistir o conteúdo desejado nos mais variados tipos de canais de streaming. Assim, não é preciso ir ao cinema para ver um filme ou mesmo esperar o horário da novela para assisti-la, por exemplo. 

A TV smart é um desses facilitadores, já que possibilita consumir o que se deseja e a qualquer momento. O que confere essa característica é uma mudança bastante significativa entre os modelos convencionais e os aparelhos inteligentes: a conexão à internet

Com o adaptador de sinal, um eletrônico que antes só atendia o comando do controle remoto, hoje pode ser configurado por uma assistente virtual, como a Alexa ou o Google Assistente. Além de controlar o volume e escolher o conteúdo via comando de voz, também é possível programar o horário de funcionamento desses aparelhos, entre outras facilidades. 

mulher usando assistente de voz

Tudo isso tem ficado cada vez mais palpável para a realidade das pessoas e, além da televisão, o mercado brasileiro hoje conta com vários eletrodomésticos smart, como geladeiras, máquinas e até mesmo aparelhos de ar-condicionado. E o melhor: todos eles podem ser controlados pela TV, caso exista um hub que concentre itens da mesma marca.

Ao redor do globo, a casa conectada já é uma tendência, visto que, entre 2014 e 2020, foi registrado um aumento de 11,35% neste segmento. Enquanto isso, o solo brasileiro abriga mais de 300 mil lares automatizados. 

Funções de uma TV inteligente

Além de exibir séries, filmes e novelas, as telonas são capazes de desempenhar diversas atividades, entre elas a função de segunda tela, de um extensor do celular e até mesmo como um quadro. Essas e outras funcionalidades podem ajudar no dia a dia, no trabalho, ou mesmo nos momentos de lazer, inclusive para jogos. As TVs inteligentes ampliam bastante o leque de opções do que se pode fazer com a ajuda delas, como:

  • Controlar dispositivos da smart home, como geladeiras e máquinas de lavar inteligentes;
  • Espelhar o conteúdo do celular na TV para ampliar a imagem;
  • Dividir a tela da televisão para assistir mais de um conteúdo ao mesmo tempo;
  • Realizar videochamadas (com o auxílio do smartphone);
  • Usar o celular como controle remoto;
  • Tirar printscreens do painel;
  • Conectar dispositivos como caixas de som, fones e outros periféricos via Bluetooth.

Com o passo a passo de como baixar aplicativo na smart TV em mãos, fica fácil desvendar todas as possibilidades do eletrônico. Se você gostou do conteúdo e quer continuar acompanhando dicas e novidades sobre a tecnologia, não deixe de explorar o blog da Explorernet para ficar ligado nos conteúdos.  

Fonte(s):  

Compara Plano, Tecnoblog e Terra.