Saiba como conectar a internet no PC com cabo de rede

A conexão wireless revolucionou a forma de usar a internet. No entanto, ela pode apresentar algumas limitações no que diz respeito à latência e segurança de dados, por exemplo. Usuários que precisam de redes estáveis e com maior capacidade de transmissão podem preferir medidas alternativas. Pensando nisso, o conteúdo a seguir detalha como conectar a internet no PC com cabo de rede – uma solução viável para quem precisa de conexões mais estáveis. 

Perguntas e respostas sobre internet via cabo de rede

Levando em consideração a predominância do Wi-Fi na dinâmica atual de internet, supõe-se que uma medida alternativa de conexão possa deixar dúvidas entre usuários. Para isso, separamos quatro perguntas e respostas que podem ajudar a esclarecer possíveis dúvidas. 

Quem pode usar essa conexão? 

Qualquer pessoa, desde que o device (desktop, Smart TV ou console) tenha entrada para o cabo. Geralmente, usuários que precisam de conexões mais estáveis devem considerar a opção, como gamers e até mesmo empresas que fazem videoconferências

Como ela funciona?

Não tem segredo. A transferência de dados usa o cabo para levar as informações do modem para o desktop. O fio utilizado é semelhante ao de telefonia, mas tem uma estrutura grossa. 

Conhecido como RJ-45, o conector pode ser encontrado em três modelos no mercado: CAT5, CAT5e e CAT6. A distinção entre eles fica por conta do tempo de lançamento de cada um e da capacidade de transmissão de dados, que foi aumentando com o tempo. 

Quais os cuidados que se deve ter?

Assim como todos os fios, o cabo de internet precisa de uma atenção. Seja na hora de conectar ou no lugar em que ele é acomodado, ele precisa estar sempre em um caminho que não o mantenha preso ou dobrado. 

Isso porque, apesar de ser resistente, ele não deve ser exposto a adversidades, visto que pode interferir na qualidade da internet e eventualmente interromper a conexão, caso ele seja danificado. 

cabo de rede

Quais as vantagens?

Entre os pontos positivos, é possível mencionar a baixa latência que os cabos podem oferecer, bem como a segurança de dados nessa modalidade de rede. Enquanto o Wi-Fi precisa lidar com interferências físicas no sinal, como azulejos, paredes e outras barreiras, o fio descarta todas essas problemáticas. 

No que diz respeito à proteção das informações, é possível dizer que a conexão wireless deixa dados mais expostos à invasão de hackers. Apesar de existirem outras formas de ataque, a brecha por meio da rede não é uma realidade com a ethernet, que dispõe de apenas duas fontes: o usuário e o provedor.

E as desvantagens?

As desvantagens são evidentes: a falta de mobilidade e a limitação na quantidade de aparelhos conectados. Quanto mais longe for preciso trabalhar do modem, mais complicada ficará a situação de quem deseja estar conectado ao cabo. Entretanto, isso pode ser solucionado com uma questão de logística no arranjo da mesa do desktop ou da TV, por exemplo.

Por outro lado, o que não se pode resolver é a questão da quantidade de dispositivos conectados. Essa problemática só tem uma solução: o uso do Wi-Fi. Neste caso, o fio da ethernet deve ser uma opção exclusiva para aqueles devices que realmente precisam entregar bons resultados em termos de desempenho na web. 

Wi-Fi e latência

Como destacado, o Wi-Fi é indispensável para quem precisa conectar vários dispositivos de uma vez só, ou mesmo para aqueles que fazem uso da internet para acessos mais simples, como é o caso de quem usa para navegar pelas redes sociais. Quando falamos do destaque da conexão a cabo, evidenciamos a latência, mas do que se trata isso? 

Para entender o conceito, vale retomar a história da conexão wireless, que teve seus primeiros passos datados na Segunda Guerra Mundial, por meio de uma invenção de Hedy Lamarr e que veio a tomar forma anos mais tarde, em 1999. Hoje, é uma das tecnologias mais presentes no mundo.

O sistema usa um transmissor e um receptor de ondas de rádio que servem para fazer com que o mundo virtual funcione. E quando mencionamos a latência, falamos sobre o tempo de espera entre a emissão da internet e a recepção pelo dispositivo. Além da questão do provedor, outros fatores, como barreiras físicas, podem interferir nisso. 

Portanto, a rede via cabo pode ser uma opção para espaços, sejam em casas e/ou empresas grandes, com muitas paredes, por exemplo.

Como conectar a internet no PC com cabo de rede

Com o cabo em mãos, basta seguir os passos abaixo:

Passo 1: Certifique-se de que o modem está conectado a uma fonte de energia;

Passo 2: Procure a porta Ethernet no modem, também identificada como “<...>”;

Passo 3: Após plugar o fio na saída do aparelho, conecte a outra ponta no dispositivo desejado;

Passo 4: Reinicie o device para que ele possa identificar a nova rede;

Passo 5: No “Menu Iniciar”, busque por “Painel de controle”;

Passo 6: Logo em seguida, clique em “Rede e Internet” e depois procure “Exibir o status e as tarefas da rede”. Caso esteja tudo certo, haverá uma confirmação nesta parte.

Passo 7: Confirme no modem se há uma uma luz indicativa acesa na parte “Ethernet”;

Pronto! Com este passo a passo, você consegue conectar a internet no PC com cabo de rede e desfrutar de uma conexão mais rápida e sem interferências. Com a rede reforçada, você pode continuar explorando o blog da Explorernet para ficar por dentro de todas as novidades. Confira os artigos e saiba tudo sobre o mundo conectado. 

Fonte(s): 

BSS|Com, Canal Tech (1), Canal Tech (2), Cia Net e GCF Global.