Saiba como descobrir a senha do Wifi que estou conectado

Muitas vezes, quando precisamos conectar um novo dispositivo à nossa rede Wi-Fi ou fornecer o acesso a um visitante, nos damos conta de que não lembramos mais a senha da rede! Isso certamente já aconteceu com você ou está até acontecendo agora, não é mesmo?

Embora passar por essa situação possa ser desesperador quando não temos a senha anotada ou salva em algum lugar, existem formas de descobrir a senha, visto que os dispositivos já conectados têm acesso ao roteador, o qual possui o código.

Por isso, fique conosco e confira como ver a senha do Wi-Fi ao qual você está conectado!

Como ver a senha pelo celular (Android e iOS)

saiba-como-descobrir-a-senha-do-wifi-que-esta-conectado-smartphone

O procedimento via celulares é parecido entre dispositivos Android e iOS. Primeiro, é necessário obter o número IP do roteador:

  1. Acesse suas configurações de rede. Para isso, no iOS, acesse “Ajustes”, depois “Wi-Fi” e em seguida selecione a rede à qual está conectado. No Android, entre em “Configurações”, em seguida “Rede e Internet” (ou “Conexões”), “Wi-Fi”, e, por fim, na rede à qual está conectado;
  2. Localize o IP. No Android, cheque o campo “Gateway”, “Roteador” ou “Gerenciar roteador”; no iOS, busque pelo campo “Roteador”;
  3. Após copiar o número do IP, abra seu navegador de Internet, cole esse número na barra de navegação e tecle Enter;
  4. Serão necessários login e senha do roteador em seguida. Você provavelmente os achará numa etiqueta colada ao próprio aparelho ou no manual do roteador;
  5. Após acessar o painel de controle do seu roteador, procure pelo menu “Sem fio” ou “Wireless”;
  6. Busque, em seguida, o campo “Senha” ou “Password”, que podem (ou não, a depender do modelo do aparelho, estar num sub-menu chamado “Segurança” ou “Security”). Lá estará a senha da sua rede!

Como descobrir a senha no Windows 10

Também é possível ver a senha do Wi-Fi que você está conectado através do Windows 10 seguindo alguns passos simples:

  1. No canto direito da barra de tarefas, clique com o botão direito no ícone de conexões;
  2. Clique em “Configurações de Rede e Internet”;
  3. Em seguida, vá em “Central de Rede e Compartilhamento”;
  4. Do lado esquerdo da tela, ache e clique na opção “Alterar as configurações do adaptador”;
  5. Agora, localize sua rede Wi-Fi entre as opções que vão aparecer na tela;
  6. Clique com o botão direito sobre ela e selecione a opção “Status”;
  7. Clique em “Propriedades da conexão sem fio”;
  8. Na aba “Segurança”, selecione “Mostrar caracteres”. Aí estará a senha que você busca!

Lembrando que, a depender da versão do Windows 10, ao clicar com o botão direito no ícone de conexões, pode já aparecer a opção “Central de Rede e Compartilhamento”. Nesse caso, você pulará o passo 2, mas o resto segue igual.

Como descobrir a senha do Wi-Fi no macOS

Em computadores da Apple, também é possível desvendar a senha do Wi-Fi que se está conectado, e de maneira ainda mais simples que no Windows. Confira:

  1. Clique na ferramenta de busca da barra de menus, ou então tecle Command + espaço;
  2. Digite “Chaves”;
  3. Aparecerá uma opção chamada “Acesso às Chaves”. Clique nela;
  4. Uma lista vai surgir. Localize nela a sua rede Wi-Fi;
  5. Ao clicar duas vezes sobre sua rede Wi-Fi na lista, marque a caixa “Mostrar senha” e entre com seu login e senha do sistema. Pronto!

saiba-como-descobrir-a-senha-do-wifi-que-esta-conectado-laptop

Descobrindo a senha do Wi-Fi no Linux

Também em sistemas operacionais Linux é possível ver a senha do Wi-Fi que está conectado.

Como existem milhares de distribuições Linux no mundo, podem haver variações na maneira de descobrir a senha do Wi-Fi, mas o passo-a-passo abaixo serve para a maioria dos casos, visto que foi feito para o Ubuntu, distro mais popular do Linux no mundo, que também serve de base para vários outros sistemas. Veja:

  1. Clique no ícone de conexão na barra de menus;
  2. Em seguida, clique em “Editar conexões”;
  3. Clique duas vezes na rede Wi-Fi cuja senha você quer descobrir;
  4. Clique na aba “Segurança Wi-Fi” e marque a caixa “Mostrar senha”. Pronto!

Usando apps próprios para descobrir a senha

Também existem alguns aplicativos para celular que podem te ajudar na hora de descobrir a senha do Wi-Fi, como o Instabridge, no qual qualquer pessoa pode inserir informações sobre o seu Wi-Fi. É mais usado por estabelecimentos comerciais de forma a facilitar o acesso de clientes à rede.

O app ainda fornece um mapa com as redes Wi-Fi disponíveis ao seu redor em tempo real, mostrando informações como velocidade de cada conexão.

Ainda existem outros apps no mercado, como WiFi Map, WiFi Analyser, Osmino e Wifi Password Recovery.

Como guardar as senhas com segurança?

Sabemos que a preocupação com a segurança da rede, bem como dos nossos dados, é fundamental no mundo digital. Por isso, talvez valha a pena utilizar ferramentas específicas para o salvamento de senhas, inclusive a do seu Wi-Fi.

Existe uma série de serviços que funcionam como um cofre virtual, guardando dados sensíveis e senhas de todo tipo de site e serviço, inclusive com extensões para navegadores de Internet que permitem que a senha seja preenchida automaticamente ao acessar um site cujo password você tenha salvo.

Um desses serviços, talvez o mais conhecido e seguro entre as opções gratuitas, é o LastPass. Vale a pena conferir e considerar a hipótese de salvar os dados com mais segurança!

Fontes: Tecnoblog, Compara Plano