Como tirar print do notebook: Entenda a maneira mais fácil

Sem dúvida, entre as funções mais simples de um computador, uma das mais úteis é o print screen, ou seja, “tirar foto” do que aparece na tela. Seja para mostrar algo a outra pessoa, guardar uma informação facilmente ou até por razões de trabalho, o print screen sempre é necessário em algum momento.

No entanto, muitas pessoas não sabem como tirar print do notebook ou computador, ou mesmo sabem apenas uma maneira, quando existem muitas. Por isso, fizemos este texto e vamos esclarecer exatamente como tirar print screen de várias formas diferentes. Confira!

Como tirar print no notebook Windows

Em primeiro lugar, é necessário localizar a tecla “Print Screen”, que pode aparecer com os nomes abreviados “PrtSc” ou “PrtScr”. Ela normalmente está na parte de cima do teclado, entre as teclas F12 e “Insert”.

É comum que notebooks tenham teclados mais compactos, com algumas teclas exercendo mais de uma função. Assim, se a tecla “PrtSc” servir também para outro comando, você precisará pressionar “Fn” + “PrtSc” para tirar o print do notebook. A tecla “Fn” fica, normalmente, na parte inferior esquerda do teclado, ao lado do “Ctrl”.

Ao apertar a tecla “Print Screen” ou equivalente (ou, em alguns modelos de notebook, apertar “Ctrl” + “Print Screen”), a tela será “fotografada”. O notebook não dará nenhum aviso de que a captura aconteceu, mas ela já está disponível na área de transferência (a mesma coisa que copiar uma imagem, texto ou documento - basta colar).

Assim, para ver a imagem do print, basta abrir um programa como o Paint (ou qualquer outro em que se possa colar imagens, embora o Paint seja mais prático nesse aspecto) e, com o botão direito do mouse, clicar em “Colar”, ou simplesmente usar o “Ctrl + V”. Depois, é só salvar o arquivo.

Atalhos para tirar print screen no Windows

teclas de atalho para tirar print no teclado do notebook

Além do jeito mais simples de tirar print do notebook que acabamos de mostrar, existem alguns atalhos específicos para fazer isso no Windows. Vejamos:

  • “ALT” + “PrtScr”: com este atalho, você tira print da tela principal, ou seja, programas com janelas abertas em segundo plano não irão aparecer.
  • “Windows” + “Shift” + “S”: ao usar estas teclas em sequência, a tela ficará branca, e, no lugar da seta do mouse, aparecerá um ponteiro com o qual você vai selecionar exatamente a área da qual quer tirar print. Em seguida, basta seguir o mesmo procedimento de antes e colar a imagem em outro programa.
  • “Windows” + “PrtScr”: essa é a opção mais rápida para tirar o print, pois, ao invés de jogá-lo para a área de transferência, salva automaticamente o print na pasta “Capturas”, que fica dentro da pasta “Imagens”.

Vale lembrar que, aqui, segue valendo a dica de usar o botão “Fn” junto com o “PrtScr” em caso de teclados compactos.

Como tirar print de um notebook Mac

Embora, para muita gente, operar um MacBook (ou qualquer dispositivo com sistema operacional Apple) possa parecer difícil, tirar print screen é bastante simples e não tem mistério algum.

Basta apertar as teclas “Shift” + “Command” + “4”, selecionar a área que gostaria de tirar print e o arquivo será salvo na sua área de trabalho de maneira automática. Tirando o print da tela inteira, sem seleção, o caminho é pelo atalho “Shift” + “Command”, mas aí será necessário colar a imagem em algum lugar para salvá-la.

mulher tirando print da tela do notebook

Tirando print com programas

É possível ainda usar ferramentas adicionais para tirar print screen do notebook. No caso do Windows, aparelhos com Windows 10 vêm com uma ferramenta chamada Captura e Esboço (se o seu notebook não tiver, você pode baixar no site da Microsoft).

Com a Captura e Esboço, o usuário pode selecionar a área que deseja “printar” e ainda fazer edições simples na área a ser capturada, como inserir setas e marcações no texto. 

Uma outra opção para tirar print do notebook, tanto Windows quanto Mac, é o Monosnap, um programa tradicional e muito conhecido que permite fazer a captura de forma fácil e editável.

Com o Monosnap, tendo o programa instalado, basta apertar “Alt” + “Ctrl” + “6” para capturar a tela inteira, ou, então, “Alt” + “Ctrl” + “5” para poder selecionar uma área específica da tela para “printar”.

Usando esse atalho, a janela para editar a imagem aparecerá automaticamente, permitindo a edição de maneira fácil ou o salvamento direto do print. Com o Monosnap, ainda há a vantagem de poder compartilhar a imagem com qualquer pessoa através de link.

Existem outros programas que realizam funções similares, mas o Monosnap e o Captura e Esboço fazem o trabalho de forma simples e eficiente.

E então, gostou de saber várias formas práticas de tirar print do notebook? Use seus novos conhecimentos e aproveite!

Fonte(s)

Bringit, Mais Tim e Zoom.