Conheça as 9 maiores tendências para a internet em 2022

A cada ano, o mundo tecnológico apresenta novidades e tendências em várias áreas. Esse fato, que não é nenhuma surpresa, sempre chama a atenção de quem empreende, compartilha conteúdo online e profissionais de várias áreas que precisam estar antenados ao que acontece no mundo digital.

Não é para menos: com a pandemia de covid-19, a aceleração das ferramentas de trabalho e diversão online trouxe uma nova realidade para o mundo da tecnologia, pautada em tendências que se mostram claras para os tempos em que estamos entrando.

Assim, decidimos trazer algumas tendências tecnológicas em 2022 que podem te ajudar a entender melhor esse mundo e se preparar para as mudanças. Vamos lá!

1. Metaverso

Desde que Mark Zuckerberg mudou o nome do Facebook para Meta, ficou claro que o metaverso seria mesmo o carro-chefe da gigante tecnológica que ele administra. A ideia de um universo digital paralelo que pode reproduzir tudo do mundo real via Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR) é, certamente, atraente.

A proposta é essa: criar experiências imersivas, completas e o mais próximas possível da realidade, tudo num universo digital que é uma grande oportunidade a ser explorada pelas empresas de todas as áreas. Não à toa, diversas gigantes da tecnologia estão de olho na novidade.

2. Ampliação do acesso à Internet

Uma tendência para a Internet em 2022 já dura anos e vai continuar acontecendo: a ampliação do acesso à rede. Os Estados Unidos destinaram 65 bilhões de dólares para investir em estrutura de Internet para ampliar o acesso, principalmente no interior do país, e outros países seguem esse exemplo.

Outra inovação forte no horizonte é a conexão à Internet de alta velocidade via satélite, tecnologia nascente que tem no Starlink seu carro-chefe. Com o crescimento dessas inovações, mais e mais pessoas terão acesso a conexões de alta velocidade. No Brasil, o desafio fica por conta da implantação do 5G, que promete revolucionar as redes por aqui.

Falando em Brasil e ampliação do acesso à Internet, vale lembrar que já contamos com Internet de qualidade em muitas regiões dentro do contexto atual.

3. Regulação e privacidade

Governos de todo o mundo têm se preocupado em regulamentar a web de forma a garantir mais privacidade aos usuários, e essa tendência para a Internet se mantém em 2022. A União Europeia, por exemplo, multou a Meta em mais de 250 milhões de dólares e a Amazon em quase 1 bilhão por violações em sua nova (e rígida) lei de proteção de dados.

privacidade-na-internet-smartphone

As empresas têm tomado medidas para garantir a privacidade dos usuários, como a Apple, que limitou publicidade direcionada de desenvolvedores de apps e do Google, que pretende, em breve, remover todos os cookies de rastreamento do Chrome.

Além da privacidade, outro ponto em que as autoridades estão apertando o cerco sobre as “big techs” é no controle de informações nocivas e falsas na Internet. Exige-se das empresas, principalmente as de redes sociais, que controlem mais atentamente o conteúdo nelas veiculado, evitando discursos de ódio e fake news.

4. Fake news

Se, de um lado, a regulamentação aumenta, do outro as fake news acham maneiras de se propagar. Este ano, espera-se que o consumo de informações falsas supere o de verdadeiras em países com economias maduras.

Essa tendência se deve, em parte, ao uso de Inteligência Artificial (AI) na criação e propagação de notícias falsas, o que acarreta uma outra tendência: o de usar a AI também na detecção das fake news. Essa guerra de inteligências no campo das fake news certamente vai se intensificar nos próximos anos.

5. Uso da blockchain

A tecnologia que impulsiona criptomoedas, chamada blockchain (rede descentralizada de “blocos” de informações), só faz crescer e deve chegar a cada vez mais áreas.

A quantidade de criptoativos, ou seja, criptomoedas e tokens, só faz crescer e todos usam blockchain em suas operações. Comércio virtual, levantamento de recursos para projetos e até coleção de arte digital estão ligados à blockchain, cujo uso massivo é certamente uma tendência cada vez mais presente.

O uso de blockchain chega até mesmo aos bancos tradicionais, que começam a rever suas estruturas digitais na tentativa de adotar essa tecnologia.

6. Ransomware

Famoso tipo de vírus que criptografa arquivos e dados da vítima, exigindo um resgate (“ransom”) para devolvê-los, o ransomware é uma das ameaças mais temidas pelas empresas que armazenam dados online.

Só em 2021, segundo a companhia de cibersegurança SonicWall, foram realizados quase 500 milhões de ataques com ransomwares em todo o mundo. As companhias de grande e médio porte precisam investir cada vez mais em segurança online para escapar dessa perigosa tendência para a Internet em 2022.

7. Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT, do inglês “Internet of Things”), consiste no desenvolvimento de equipamentos e utensílios de todo tipo conectados à Internet, pela qual se pode dar comandos e fazer programações nos aparelhos.

itens-de-uma-casa-que-possuem-tecnologia-smart

Embora já seja realidade, a Internet das Coisas ainda tem muito a crescer, visto que ainda é pouco explorada e não pode ter o seu potencial atingido antes da implantação do 5G em larga escala.

8. Pesquisas visuais e por voz

Uma das principais tendências tecnológicas para 2022 é a ampliação dos mecanismos e equipamentos de pesquisas visuais (através da foto do que se quer pesquisar) e por voz, que já ganha o mundo através dos assistentes virtuais.

O advento da pesquisa visual e por voz é uma demanda recorrente para muitos consumidores e já apresenta resultados para as empresas em matéria de conversão de vendas e satisfação do cliente. Amazon Echo e Google Home são exemplos de como a interatividade por voz está vindo para dominar o mercado.

9. Versatilidade nas equipes de TI

Com o crescimento da automação na área de tecnologia e a necessidade de desenvolver tarefas integradas, a maioria das equipes de TI desempenhará funções mais versáteis e até mais próximas das áreas de negócios.

Negócios digitais exigirão profissionais cada vez mais versáteis, pedindo menos técnicos em TI e mais profissionais integrados com desenvolvimento, gestão, AI e Business Intelligence (BI).

Fontes: Época Negócios, IstoÉ Dinheiro, HT Solutions