Descubra por que a internet por fibra óptica é melhor

Ao pesquisar para contratar um plano de internet, você se deparará com uma enorme quantidade de opções, incluindo diferentes operadoras, velocidades de download e de upload. Mas há um detalhe bem importante ao qual você deve estar atento, que é o uso da tecnologia de fibra óptica. 

Hoje explicaremos em detalhes o que é a internet por fibra óptica, como ela funciona e quais as vantagens dela para a sua conexão. Assim você poderá escolher o plano certo para aproveitar tudo o que a internet tem de melhor para oferecer, sem se preocupar com quedas de conexão e outros problemas. 

Vamos lá?

O que é a internet fibra óptica?

Desde a invenção dos telefones, no fim dos anos 1800, os cabos de cobre foram adotados como o padrão mundial para as telecomunicações, redes e mais recentemente para a internet. O material foi escolhido pela sua alta condutividade, podendo levar pulsos elétricos de um local até o outro com certa facilidade. 

Na era da computação, invenções como o modem permitiram trafegar dados por meio desses cabos, utilizando técnicas de modulação e demodulação dos sinais, que são convertidos do meio analógico para o digital (bits).

Apesar de versátil, a conexão por cabos metálicos hoje apresenta diversos problemas. Quando falamos de internet, esses equipamentos simplesmente não conseguem comportar o volume de dados exigido pelas conexões mais modernas, limitando a velocidade e a estabilidade da conexão dos usuários. 

Outro problema dos cabos metálicos é que o sinal transportado neles sofre uma degradação muito rápida (conhecida como atenuação) sobre longas distâncias, o que exige a instalação de uma série de equipamentos repetidores pelo caminho, a fim de manter os dados intactos. 

Some tudo isso a outros fatores, como interferências eletromagnéticas, e você perceberá a necessidade de uma nova tecnologia para a internet. 

É nesse contexto que surge uma nova geração de internet banda larga. A nova tecnologia substitui os antigos e espessos equipamentos de cobre por um cabo extremamente fino e leve, chamado de fibra óptica. Vamos conhecer mais sobre ele?

Como funciona a internet por fibra óptica?

A fibra óptica foi inventada em meados dos anos 1950, mas foi apenas recentemente que a tecnologia amadureceu e começou a ser utilizada para a internet e para as telecomunicações, de um modo geral. 

Os cabos de fibra óptica são como pequenos tubos de vidro, quase tão finos quanto um fio de cabelo. Em vez de pulsos elétricos, as fibras transmitem luzes LED ou lasers, os quais são refletidos de uma ponta a outra, carregando um sinal muito mais intenso e preciso em relação ao obtido com os cabos de cobre. 

Para proteger o núcleo por onde passa a luz, esses cabos são revestidos com diversas camadas especiais, que garantem uma impermeabilização completa do equipamento e a segurança no tráfego dos dados.

Quais as vantagens da internet por fibra óptica

Assim como na transmissão de internet por cabo de cobre, a fibra óptica trabalha com modems que interpretam os sinais de luz e os convertem em dados. O diferencial está na capacidade de transmissão: enquanto um cabo metálico comporta cerca de 3 mil ligações simultâneas, uma fibra pode pode manter até 31.000. 

Os cabos de fibra óptica também comportam velocidades de até 1 Gigabit por segundo (1 Gbps) nos dois sentidos de comunicação, garantindo altas taxas de transferência, seja para fazer download de arquivos, upload de vídeos para as redes sociais ou para curtir um filminho no seu serviço de streaming predileto. 

Outra vantagem é que o sinal luminoso pode percorrer distâncias bem maiores (cerca de 100 quilômetros) antes de sofrer com o fenômeno da degradação do sinal. E por utilizar a luz em vez dos pulsos elétricos, os cabos de fibra são imunes às interferências eletromagnéticas. 

Aliás, outro ponto importante é a instalação. Por ser tão fino, o cabo de fibra óptica pode ser passado até mesmo por tubulações estreitas, evitando qualquer dor de cabeça.  O resultado para você? Uma conexão de altíssima velocidade, estável em todos os momentos. 

Como a fibra óptica consegue oferecer a melhor internet?

Para que você não tenha dúvidas na hora de escolher, confira um resumo de todas as vantagens oferecidas pela internet fibra óptica:

  • Mais opções de velocidade para a sua internet;
  • Estabilidade de conexão para trabalhar, navegar, jogar e fazer streaming;
  • Tecnologia de ponta, utilizando o que há de mais moderno no mercado;
  • Não sofre com interferências eletromagnéticas ou de radiofrequências;
  • Pode operar em frequências mais altas, sem apresentar degradação do sinal;
  • Permite cruzar distâncias maiores sem impacto na velocidade e na qualidade do sinal;
  • Os cabos de fibra óptica são bem mais compactos, carregam mais dados e exigem menos equipamentos para amplificar o sinal;
  • A fibra óptica é fabricada a partir de materiais altamente recicláveis, como vidro e plástico.

Escolha a melhor operadora de internet

Agora que você já sabe por que a fibra óptica é a melhor opção para a sua internet, que tal investir em um plano de altíssima velocidade, com suporte completo via app e entrega de conexão por fibra até o modem, dentro da sua casa?

Clique aqui e confira todos os diferenciais da Explorernet!