8 dicas de como aproveitar ao máximo a internet nas férias

Quando estamos de férias, surge tempo para tocarmos atividades que estavam atrasadas ou até investirmos em novos projetos (além, claro, de tempo para descansar e se divertir!).

Todas essas atividades que podemos fazer nesse momento são potencializadas pela Internet. Diversão, saúde, trabalho, hobbies… podemos aproveitar a Internet para fazer tudo isso e muito mais!

Hoje, apresentaremos algumas dicas de como extrair o máximo potencial da sua Internet durante as férias e aproveitar bem o tempo. Vamos lá!

1 - Adquirir um novo hobby

A Internet está repleta de conteúdo gratuito sobre “como fazer”: de reparos domésticos a receitas, todo tipo de aprendizado interessante está espalhado de graça pela Internet e você pode aproveitar isso para adquirir um novo hobby!

Hobbies são bons para passar o tempo, funcionam como uma terapia para lidar com o estresse do dia-a-dia, e, em alguns casos, podem até se tornar uma fonte secundária de renda.

Que tal aprender a trabalhar com marcenaria, artesanato ou mesmo descobrir novas receitas para surpreender a família e se tornar o novo mestre-cuca? Existem inúmeras possibilidades de hobbies divertidos e até úteis que você pode adquirir na Internet. Descubra-as!

2 - Fazer cursos online

homem-fazendo-curso-online

Não é por estar de folga do trabalho ou estudos que você não pode aproveitar o tempo para investir em sua carreira. A Internet conta com opções quase infinitas de cursos livres sobre todo tipo de tema!

O que acha de adquirir conhecimentos úteis à sua profissão ou até à sua vida pessoal? Que tal mudar de área de trabalho ou simplesmente aprender a operar alguma ferramenta importante para o seu dia-a-dia? A Internet com certeza tem cursos para a sua área de interesse!

Aproveite o tempo de forma útil e considere fazer cursos sobre temas importantes para você!

3 - Fazer visitas virtuais a museus

A pandemia acelerou uma tendência que já vinha ocorrendo com museus de todo o mundo: a adoção de visitações virtuais, nas quais pode-se conhecer as exposições e acervos pela Internet, sem sair de casa.

Que tal aproveitar essa fantástica possibilidade e ampliar seus conhecimentos culturais indo a museus de todo o mundo pela Internet? Conheça aqui várias ideias de museus que você pode visitar gratuitamente sem sair de casa e “boa viagem”!

4 - Colocar séries e filmes em dia com a família

Em tempos de streaming, é claro que assistir a filmes e séries é uma atividade obrigatória nas férias! Aproveite o tempo livre para conhecer novos títulos e colocar em dia aquela série que você não tinha tempo de assistir.

Essa atividade pode ser transformada num programa para toda a família! Marque sessões de cinema, prepare pipoca e aproveite o melhor do streaming junto às pessoas que você gosta.

Lembrando que, para assistir streaming de vídeo com a melhor qualidade, é necessária uma conexão rápida e estável de Internet, então fique atento!

5 - Explore novas leituras

A Internet é uma fonte imensa de literatura: através de aplicativos de leitura ou até audiobooks, é possível ter acesso a livros sem necessidade de esperar pelo frete nem armazenar livros físicos.

Aproveite plataformas como Amazon e Kobo (ou, no caso de audiobooks, Storytel e similares) e amplie suas leituras nas férias com a ajuda da Internet!

Ah, não sabe o que ler? No YouTube, há centenas de “booktubers”, produtores de conteúdo que fazem análises e recomendações de livros. Desvende esse universo!

6 - Jogar online

homem-jogando-online

Férias são, claro, um momento de diversão (talvez mais até do que qualquer outra coisa). Assim, aproveitar a Internet nas férias para jogar online pode ser uma ótima forma de se divertir e passar o tempo livre!

A Internet nos permite jogar inúmeros jogos online com pessoas de todo o planeta, o que, além de ser divertido, também pode até se tornar uma fonte de renda através da participação de competições ou realização de streamings em plataformas como a Twitch

7 - Coloque seus projetos em prática

Uma ótima forma de aproveitar a Internet nas férias é tirando seus projetos do papel. Você tem várias ideias e nunca as colocou em prática? A hora é essa!

A Internet tem diversas plataformas que podem te ajudar não apenas a adquirir conhecimento para tocar seus projetos, mas também meios de colocá-los em prática. Você quer trabalhar com vendas, por exemplo? Há várias plataformas de e-commerce, pagamento e gestão de vendas online que podem te ajudar.

Se você escreve nas horas vagas ou acha que pode compartilhar conhecimento através da internet, que tal publicar seu livro através de ferramentas como o KDP da Amazon ou falar do que você gosta num blog? Tudo isso através da Internet.

Seu projeto envolve criação? Vai precisar transmitir algo? Tudo isso tem ferramentas online que podem facilitar, e muito, a sua vida! Da parte operacional do seu projeto até o marketing dele, vendas, gestão, tudo se encontra na Internet.

8 - Faça exercícios

Sabemos que as férias são um momento de descanso e diversão, mas nem por isso você precisa se tornar (ou continuar) sedentário. Uma excelente forma de aproveitar a Internet nas férias é colocando as atividades físicas em dia!

Sim: existem vários sites e até videoaulas de exercícios físicos que você pode fazer em casa ou ao ar livre, mantendo a sua saúde mesmo no período das férias. Aproveite!

Fontes: FibraBem, Fibrados na Rede, IntNet (1), IntNet (2)