Entenda por que o servidor DNS tem tudo a ver com a velocidade da sua Internet

Enfrentar lentidão na Internet é sempre um desafio. Seja para lazer ou trabalho, tudo fica difícil quando nossos downloads estão lentos ou até mesmo um site simples demora um pouco a mais para carregar.

Embora possam existir inúmeras causas para uma internet lenta, há uma que a maioria das pessoas ignora: o servidor de DNS que se está utilizando.

Não fazia ideia disso? Não sabe nem o que é DNS? Fique tranquilo: hoje, vamos entender exatamente o que é DNS e como ele interfere na velocidade de conexão da Internet. Venha conosco!

O que é DNS?

DNS é a sigla para “Domain Name System”, ou, em português, “Sistema de Nomes de Domínios”. Trata-se de um sistema que identifica o IP (espécie de número de RG de cada site) relacionado a cada endereço (domínio) que você digita ou clique no navegador.

Mas o que isso significa? Bom, já imaginou se todos os sites fossem acessados por números? Imagine memorizar uma sopa de números para cada site que você acessa!

É aí que entra o DNS: ele permite que os sites sejam acessados por endereços amigáveis, em texto, com domínios personalizados. Quando você digita o endereço de um site, o DNS localiza o IP vinculado àquele domínio, permitindo que o seu navegador o acesse.

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre DNS, vale a pena checar este texto aqui do blog, no qual explicamos tudo sobre esse sistema. Vamos entender agora como o DNS interfere na velocidade de conexão da Internet!

Como o DNS interfere na velocidade de conexão?

Cada site tem seu servidor DNS. Quando você digita um endereço que nunca visitou antes no navegador, sua solicitação “viaja” até o local onde o servidor DNS do site está localizado e retorna com a informação para que o navegador conclua o acesso, o que pode demorar de acordo com a distância e a otimização do serviço de DNS em si.

Além disso, se a consulta do IP pelo DNS for feita numa base de dados desatualizada, ele automaticamente irá buscar informação em outro servidor, o que torna o processo mais lento.

Uma série de fatores pode interferir no processo realizado pelo DNS, e, quanto mais lento ele for, maior o ping (latência, ou seja, demora no retorno de dados) e também maior a demora para carregar páginas da Internet.

Uma solução possível para essa eventual lentidão do DNS é usar outro servidor. Vejamos como e por quê!

mulher-com-a-internet-lenta

Por que trocar o servidor DNS?

Em primeiro lugar, você precisa se certificar de que a sua Internet está realmente lenta e o problema não é outro; por isso, recomendamos realizar um teste de velocidade, a fim de checar realmente qual a performance de sua conexão.

Sabendo que a Internet está lenta, no entanto, e que o DNS interfere na velocidade de conexão da Internet, trocar o servidor de DNS é uma das soluções possíveis mais comuns para o problema.

Isso ocorre pois os provedores de Internet fornecem servidores de DNS para os dispositivos conectados à sua rede, mas normalmente têm desempenho inferior a soluções profissionais de DNS públicas e privadas disponíveis no mercado.

Servidores não otimizados, mal configurados, defasados… muita coisa pode impactar o DNS e trocar de servidor pode fazer a diferença. Afinal, se está trocando de banco de dados usado como referência para navegação e a conexão pode ficar bem mais rápida.

Vamos ver agora como resolver o DNS!

Como consertar o DNS?

É possível usar alguns programas ou ferramentas para checar como estão os processos ligados ao DNS na sua conexão. O Google, por exemplo, dispõe de uma ferramenta chamada Namebench, capaz de analisar o caminho dos pacotes transferidos na sua conexão e sugerir o melhor DNS para você usar.

Outra solução para comparar possíveis serviços de DNS para usar é o DNS Benchmark, um programa gratuito extremamente leve que te ajudará a descobrir quais os servidores com menor tempo de resposta para melhorar a sua conexão.

Embora esses programas sugiram servidores de DNS para usar, você também pode eleger por conta própria um para tentar, como o Google Public DNS, Cloudfare WARP e OpenDNS. Todos esses são públicos, contando, portanto, com grandes bases de dados.

Mas, afinal, como trocar o servidor DNS na prática, uma vez que saibamos para qual queremos mudar?

Você pode trocar o servidor DNS usado pelo roteador da sua casa acessando a interface de configuração do dispositivo. Para isso, digite 192.168.0.1 no seu navegador e acesse a interface com login e senha (normalmente numa etiqueta colada no dispositivo ou em seu manual — não confundir com login e senha da rede).

Feito isso, basta encontrar o menu de configuração da DNS na seção “LAN”, “WAN”, “DHCP” ou “Internet” do painel. Lá, você troca o número do DNS atualmente usado pelos números primário e secundário do servidor escolhido. Só isso!

Você também pode alterar o DNS a partir do dispositivo que está acessando a rede. No Windows, é possível fazer isso nas configurações do adaptador de rede; no Mac, basta ir nas preferências de rede do sistema.

Já em dispositivos móveis, é possível também trocar o DNS em iPhones e dispositivos Android.

Seguindo essas instruções, você poderá facilmente trocar o servidor de DNS usado pela sua conexão para um que seja mais adequado e veloz. Aproveite!

Fontes: Techtudo, Minha Conexão, Konnet.