5 filmes e séries para quem curte tecnologia

Diariamente, convivemos com a tecnologia: de latas de alumínio a smartphones, todos os dias lidamos com coisas cuja existência se deve a tecnologias novas ou antigas. Sem dúvida, as facilidades do nosso mundo só são possíveis graças a elas.

Justamente por se referir a tanta coisa e estar em todos os lugares, a tecnologia é um tema fascinante, objeto de desejo e de estudo por pessoas em todo o mundo. E, claro, também é assunto para todo tipo de produções artísticas, da literatura ao cinema.

Não à toa, inúmeros filmes e séries sobre tecnologia fizeram grande sucesso ao longo das últimas décadas, divertindo fãs ao redor do planeta. Justamente para esse público é que separamos hoje uma lista de 5 filmes ou séries sensacionais para quem curte tecnologia e quer pensar ou entender mais sobre o tema. Vamos lá!

Black Mirror

Com certeza você já ouviu falar de Black Mirror — e, se você ainda não assistiu essa fantástica série e gosta de tecnologia, está na hora de maratonar! Criada em 2011, Black Mirror é uma série na qual cada capítulo traz uma história totalmente diferente, mas todos sempre abordando os impactos da tecnologia em nossas vidas.

Não é uma série fácil de assistir: navegando por realidades distópicas onde a tecnologia ora domina o ser humano, ora pode ser um instrumento mortal, Black Mirror pinta cenários nos quais a tecnologia e seus efeitos podem ser bastante obscuros — e todos eles são surpreendentemente reais.

O que dizer quando a sua nota num perfil de rede social define as pessoas com quem você pode se relacionar? O que pode acontecer quando se joga um videogame de realidade virtual quase perfeita? Nesta série aclamada pela crítica, tudo pode acontecer na relação entre a humanidade e a tecnologia!

Black Mirror tem 5 temporadas e está disponível na Netflix. Vamos ver mais filmes e séries para quem curte tecnologia!

Ela (2013)

Quais os limites para a inteligência artificial? Será que um sistema operacional poderia se tornar tão humano a ponto de ter um envolvimento romântico real com alguém? Essa é a pergunta respondida em Ela, aclamado filme de 2013 do diretor Spike Jonze.

No filme, que se passa num futuro indefinido no qual sistemas operacionais de computador superinteligentes (e capazes de sentimentos reais) acabam de ser lançados, Joaquin Phoenix faz o papel de um homem desiludido e solitário que acaba se apaixonando por um desses sistemas. A voz do sistema é feita por ninguém menos que Scarlet Johansson.

E então, existem limites para a relação entre ser humano e inteligência artificial? Poderemos um dia ser compreendidos e amados por máquinas? Esse filme certamente fará você pensar sobre isso!

Altered Carbon

Uma série legal para quem curte tecnologia é Altered Carbon, com 2 temporadas na Netflix. Num futuro distante, a consciência pode ser armazenada em discos, ter backup em nuvem e tudo mais — e os corpos tornam-se elementos secundários da vida, já que, quando um corpo morre, a consciência da pessoa pode ser “instalada” em outro.

Nesse contexto, um mercenário morto durante uma guerra contra o sistema acaba acordando 250 anos mais tarde em outro corpo e é cooptado por um bilionário que quer investigar o próprio assassinato (sim, isso é possível em Altered Carbon).

O desenrolar da ação é frenético em meio a um mundo ultramoderno no qual a alta tecnologia está em cada elemento da vida das pessoas. Se você curte tecnologia, confira esse incrível universo cyberpunk!

O Dilema das Redes (2020)

Único documentário da nossa lista de filmes e séries para quem curte tecnologia, O Dilema das Redes explora os cruéis bastidores por trás das redes sociais. De como as mídias sociais são projetadas para viciar os usuários até os métodos questionáveis usados para selecionar o conteúdo que aparece, os temas tratados são muitos.

O Dilema das Redes já é considerado um filme obrigatório para quem gosta de tecnologia e quer entender como funcionam — e quais os riscos — das redes sociais como as conhecemos hoje.

Assistindo ao documentário, uma realidade fica clara: nada numa rede social é por acaso, e, se as redes parecem ser produtos gratuitos, na verdade o produto é o usuário!

O Jogo da Imitação (2014)

Nosso último item da lista para quem curte tecnologia sai da especulação, do futurismo e dos debates atuais para mergulhar na história dos computadores: em O Jogo da Imitação, a inteligência militar britânica, durante a Segunda Guerra Mundial, convoca uma equipe de matemáticos e especialistas para desvendar os códigos usados pelos alemães em suas mensagens.

Entre os membros desse time, está o matemático Alan Turing, interpretado por Benedict Cumberbatch. Turing projeta e constrói uma imensa máquina capaz de realizar várias combinações de criptografia por minuto e assim desvendar as mensagens alemãs: era o primeiro computador.

Nessa história, inteiramente baseada em fatos, é possível perceber a inteligência de Turing em projetar o computador numa época em que pouco se imaginava uma máquina assim — não à toa, ele enfrenta vários problemas e até a desconfiança dos colegas.

E então, vale a pena assistir essas cinco super indicações, não é mesmo? Ah, lembre-se de ter uma boa internet para ver essas produções no streaming e divirta-se!

Fontes: TMJ, Compara Plano, Omni News