IoT: Entenda o impacto da internet das coisas para empresas

Sabemos que a Internet está cada vez mais presente no nosso cotidiano, tanto na vida pessoal quanto no contexto empresarial mundo afora. No entanto, nesse cenário, surge um conceito inovador que promete revolucionar nossa relação com a Internet: Internet of Things (IoT), ou, em português, Internet das Coisas.

A internet das coisas é um conceito em desenvolvimento com inúmeras aplicações no mundo corporativo, dos escritórios às indústrias, e, além de permitir novas formas de interagir com a Internet no ambiente doméstico, também exigirá adaptações das empresas

Hoje, vamos entender o que é essa tecnologia e como ela demanda inovação das empresas para usá-la de forma competitiva e em benefício do consumidor!

O que é a Internet das Coisas?

A Internet das Coisas consiste na conexão de diversos tipos de aparelhos e objetos à Internet, fazendo com que interajam não só entre si, mas também com o ambiente ao redor, sistemas e pessoas.

A ideia é que o dispositivo possa executar sozinho alguma tarefa de acordo com a demanda que perceba em seu “trabalho”, como, por exemplo, a geladeira que avisa o dono quando é hora de ir ao mercado.

Entre exemplos mais simples já existentes, temos as luzes que se acendem por comandos à distância e se apagam quando não há ninguém no ambiente.

Embora seja muito associada ao uso pessoal e doméstico, a internet das coisas também tem muita utilidade para as empresas. É justamente isso que vamos entender a seguir!

Benefícios de usar a Internet das Coisas nas empresas

São inúmeros os benefícios de usar a Internet das Coisas para empresas. Vejamos:

Aumento da produtividade

Com o uso da Internet das Coisas, a produtividade e eficiência das empresas só tem a crescer. Isso porque dispositivos inteligentes e bem programados ajudam a otimizar processos, detectar falhas e corrigi-las de forma mais rápida.

A gestão e produtividade da empresa passa a ficar um pouco menos dependente de fatores humanos e o trabalho é, em parte ou totalmente, automatizado, garantindo mais eficiência, menos erros e ajustes rápidos quando necessário.

Novos modelos de negócios

A capacidade de coleta e análise de informações dos dispositivos conectados à Internet das Coisas permite que as empresas conheçam melhor seus próprios produtos, e, sobretudo, seus clientes.

Conhecer que produtos os clientes preferem, seus hábitos de consumo, sua frequência de compra, tudo isso pode ajudar as empresas a pensar novas formas de atendimento, marketing e modelos de negócio adequados aos seus consumidores.

Gestão de estoque

Sistemas e dispositivos inteligentes ligados à Internet das Coisas podem controlar facilmente o estoque, sabendo quais itens têm mais e menos vendas, quais precisam ser repostos e alertando para aqueles cujos prazos de validade estão perto do vencimento.

Essa possibilidade ajuda a otimizar vendas e fluxos de materiais dentro das empresas, inclusive combatendo o desperdício. Embora sua aplicação seja mais associada a indústrias e varejo, também serve, por exemplo, para hospitais, cujo controle de estoque de medicamentos é fundamental.

mulher-usando-internet-das-coisas-para-gestao-de-estoque

Segurança e gerenciamento de riscos

Detectores de sobrecarga de equipamentos, superaquecimento de máquinas, detectores de fumaça inteligentes e todo tipo de dispositivo capaz de identificar uma falha grave em algum processo da empresa, qualquer que seja, podem fazer a diferença na segurança.

A IoT também pode facilitar a intervenção em caso de emergências, prover visão computacional capaz de identificar vítimas de desabamentos ou incêndios, entre muitas utilidades vitais na gestão de riscos e atendimento a situações contingenciais.

Um mundo de possibilidades

Não queremos e nem poderíamos esgotar a quantidade de possibilidades da Internet das Coisas para empresas. Essa tecnologia pode, por exemplo, estar presente na área de saúde, monitorando sinais vitais, atualizando prontuários e controlando a administração de remédios.

Além disso, é possível pensar em aplicações para o RH na gestão de pessoas, automatização de folha de pagamento, controle de ponto eletrônico remoto, sensores inteligentes para o solo ou animais na agropecuária… É impossível descortinar toda essa revolução num único artigo!

Como as empresas podem se preparar para a IoT?

Para aproveitar o melhor que a Internet das Coisas tem a oferecer, as empresas, no entanto, precisam ficar atentas. É necessário aplicar algumas mudanças nos modos ou ambientes de trabalho para entrar nesse novo mundo. Veja:

Investir em infraestrutura e tecnologia

A Internet das Coisas não poderá ser implantada em larga escala com a atual estrutura tecnológica das empresas. É necessário, em primeiro lugar, ter uma conexão de Internet muito robusta, que suporte o alto volume (e velocidade) de dados trafegados que a IoT exige.

As empresas precisam ainda pensar em novas formas de implantar e gerir data centers e contar com infraestruturas físicas robustas, que permitam o funcionamento adequado de todos os sistemas relacionados à Internet das Coisas.

internet-das-coisas-em-empresa

Garantir a segurança

Com a massificação da Internet das Coisas para empresas, máquinas irão captar dados que serão analisados de forma cruzada por sistemas complexos. Isso leva a uma quantidade enorme de dados (muitos deles sensíveis) sendo analisados em alta velocidade por essa nova perspectiva.

Assim, é necessário buscar maneiras de preservar a segurança dos dados captados e utilizados a fim de evitar vazamentos e ataques maliciosos. As equipes de TI precisam manter altos padrões de segurança, criptografar dados, atualizar e monitorar os sistemas com a máxima atenção.

Mudar a cultura organizacional

Não adianta contar com a Internet das Coisas, dispositivos e sistemas modernos, se a equipe de profissionais não se conscientizar de que precisará trabalhar de forma diferente.

Os funcionários devem entender o maior uso da automação e se prepararem para interagir com os sistemas de IoT, interpretando dados numa velocidade maior. Adequar-se à nova realidade é uma mudança individual dentro de cada empresa.

Fontes: Meu Positivo, Nectar Consulting, Net Support