Conheça 7 mitos e verdades sobre a internet

Não há dúvida de que a Internet é uma das grandes invenções da humanidade. A possibilidade de transmitir dados e arquivos de todo tipo numa velocidade infinitamente maior do que antes (e em inúmeros formatos que nem poderiam ser enviados antes) mudou a história da nossa espécie.

Rapidamente, a Internet construiu um universo repleto de possibilidades, e que, hoje, conta com mais de 5 bilhões de usuários (em 2016, eram menos de 3.5 bilhões) e nada menos que 1.9 bilhão de websites. Não é pouca coisa — e, num mundo tão grande, é natural que surjam dúvidas sobre a utilização dessa ferramenta.

Assim, depois que já havíamos falado aqui no blog sobre curiosidades da tecnologia em geral, decidimos trazer uma análise sobre o senso comum da Internet: de tudo o que ouvimos por aí, o que é verdade e o que não é?

Separamos 7 fatos (ou mitos) para você ficar por dentro de tudo. Vamos lá!

Verdades sobre a Internet

Para começar, separamos três noções comuns sobre a Internet que realmente são verdade! Vamos ver:

Internet por fibra ótica é mais rápida

Sim, a fibra óptica é mais rápida, além de ser mais segura e até mais barata! A fibra transmite dados através da luz que se propaga em seu interior, sendo muito mais eficiente (inclusive em consumo de energia) do que enviar impulsos elétricos através de cabos de cobre.

O revestimento dos cabos garante que a luz se reflita infinitamente no seu interior até o destino final, também protegendo os filamentos do cabo contra interferências eletromagnéticas — as quais podem prejudicar e muito a transmissão de dados em fios de cobre. O resultado é uma conexão com muito mais largura de banda (capacidade de transmitir dados).

O número de usuários da Internet tende a crescer

Sim, é verdade. A quantidade de pessoas ainda desconectadas não é uma questão de opção apenas, e sim de falta de infraestrutura. Aos poucos, redes de conexão chegam a populações mais isoladas e novas tecnologias permitem que o acesso à Internet seja facilitado em locais remotos.

Além disso, existe a crescente demanda pela Internet em todo tipo de ambientes de trabalho (que se intensificou muito na pandemia) e até mesmo nas relações pessoais, o que deve estimular muitas pessoas a começarem a usar a Internet, principalmente as mais jovens.

Objetos, paredes e dispositivos podem atrapalhar o Wi-Fi

Muito verdade! Por estar literalmente “no ar”, o sinal de Wi-Fi sofre todo tipo de interferência, sendo prejudicado por paredes, espelhos (sim, eles refletem parte do sinal, assim como vários tipos de folha metálica) e objetos em geral.

Além disso, diversos outros aparelhos que operem sem fio, por também usarem radiofrequência, podem atrapalhar o sinal do Wi-Fi, como câmeras, caixas de som e babás eletrônicas.

homem-usando-internet

Mitos sobre a Internet

Após as três verdades, vamos conhecer quatro mitos sobre a Internet que muita gente pensa serem verdadeiros. Vejamos:

O modo de navegação anônima garante privacidade total

Embora seja mais seguro que uma guia comum, o modo anônimo, presente em vários navegadores de Internet, não é 100% privado como se acredita. Há dados que acabam sendo salvos no computador de toda forma, mesmo que por pouco tempo, e podem ser recuperados por uma pesquisa detalhada em muitos casos.

Além disso, computadores infectados com vírus e softwares maliciosos de todo tipo podem entregar a um malfeitor o conteúdo da sua tela, o que você está digitando e diversos tipos de dados, e o uso de uma aba anônima não afetará esse problema em nada.

Antivírus só é necessário para quem acessa conteúdo impróprio

Muita gente acha que antivírus só é necessário para quem acessa sites nos quais comumente se pode infectar com vírus, como páginas de downloads torrent, conteúdo adulto, etc. Não é verdade.

Isso porque o vírus pode chegar à sua máquina de diversas maneiras diferentes: através de engenharia social (enganando o usuário para que clique num link malicioso), sites falsos que clonem páginas verdadeiras às quais o usuário está acostumado, anexos enviados por contatos cujas máquinas também foram invadidas ou até mesmo o uso de um pendrive infectado.

Por isso, não vacile e instale um bom antivírus em sua máquina, independentemente de qual seja o seu uso!

Al Gore inventou a Internet

Há quem acredite que o ambientalista e ex-Vice-Presidente dos Estados Unidos Al Gore foi o inventor da Internet. Isso porque, em 1999, Gore deu uma declaração equivocada numa entrevista, dando a entender que havia “criado a Internet”, o que suscitou uma lenda mundial.

A Internet, na verdade, surgiu como um meio de comunicação entre militares a partir de tecnologias dos anos 1960, desenvolvendo-se lentamente ao longo das décadas e culminando na World Wide Web, lançada em 1990 por um centro de pesquisas europeu.

A velocidade da conexão independe do dispositivo

Se a rede da sua casa oferece determinada velocidade, qualquer dispositivo que esteja conectado a ela vai conseguir navegar de acordo com essa velocidade, correto? Errado!

Mesmo que estejam um ao lado do outro, à mesma distância do roteador, dispositivos diferentes podem apresentar velocidades bem diferentes de navegação. Isso porque dispositivos defasados podem não ser capazes de aproveitar toda a velocidade de conexão oferecida!

E então, o que achou dos nossos mitos e verdades sobre a Internet? Esperamos que você possa ter saído mais informado(a)!

Fontes: Escriba, Oficina da Net, Techtudo