O que é e para que serve o endereço IP?

Se você navega pela internet há um tempo, certamente já ouviu falar sobre o IP. Ele diz respeito a questões de segurança, identificação e localização. Mesmo sendo popular entre os temas que envolvem a web, nem sempre as pessoas sabem exatamente o que significa e qual a função dele.

Em muitos casos, os usuários assíduos da internet podem tampouco saber o que significa essas duas letras, que a propósito, são uma sigla. Ficou curioso para saber o que é o endereço de IP? Então acompanhe o conteúdo a seguir.

Afinal, o que é o endereço de IP?

Começaremos do básico. IP é a abreviação de Internet Protocol, que em português significa “protocolo de internet”. Isso nada mais é do que um código que identifica um dispositivo, tal qual o CPF para nós. A questão é que ele pode se dividir em duas categorias: IP interno ou externo.

Ao passo que o IP interno codifica um aparelho em si, o externo existe quando um dispositivo se conecta à internet. Ou seja, esse código, quando gerado para uso externo, é providenciado pela provedora de internet. Ao contrário da primeira opção, que entrega sempre os mesmos números, a segunda trabalha com combinações variáveis desses algarismos.

Este protocolo começou a ser utilizado por computadores e aparelhos conectados ainda nos anos 1980, sob o funcionamento do IPv4, que inicialmente funcionava em uma rede privada. Por ser o primeiro sistema de identificação, o IPv4, tem um número limitado de combinações de aproximadamente 4,3 bilhões de aparelhos.

Com o passar dos anos, esse número deixou de ser o suficiente para dar conta da imensa quantidade de dispositivos que precisavam dessa identificação. Foi nesse contexto que surgiu o IPv6, uma nova categoria capaz de entregar 340 undecilhões de novos endereços virtuais.

A título de curiosidade, vale dizer que o IP usa uma disposição que combina quatro octetos, grupos de 4bits que simbolizam 0 a 255 em notação decimal. O responsável por criar essa combinação é o IANA (Internet Assigned Numbers Authority), um departamento do ICANN — Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números.

Formas de saber o IP do seu dispositivo

O protocolo de internet interno é uma das categorias do IP. Esse código pode ajudar a configurar uma impressora ou mesmo na hora de resolver problemas de conexão. Por outro lado, o externo identifica o dispositivo na internet e pode ser usado para diversas funções. Aprenda a seguir como descobrir cada um deles.

IP Interno

Para saber o IP interno, basta seguir todos os passos:

Passo 1: aperte as teclas do Windows + R simultaneamente;

Passo 2: digite a sequência “cmd” na caixa e aperte Enter;

Passo 3: no prompter, tecle o comando “ipconfig” e busque pelo número no campo IPv4.

IP Externo

Para saber o IP público, basta acessar alguns sites específicos para isso, como o Whats Is My IP Adress ou HMA. Basta procurá-los na barra de pesquisa do navegador e acessá-los para saber essa informação, sem muitas delongas para que ela seja revelada.

Funcionalidades do endereço

Se ainda restam dúvidas sobre o IP, a síntese é: um identificador do endereço do onde está o seu dispositivo. Mas, para que esse código serve na internet? Bem, é ele quem identifica o endereço de um dispositivo durante a navegação na web. Isso permite que ele se conecte a um endereço virtual e seja identificada a origem da requisição da informação, com isso a informação requerida pode voltar com a resposta para quem a solicitou. Exemplificadamente, é como se você fosse trocar mensagens por cartas com outra pessoa, você envia uma mensagem para uma pessoa em outro endereço via Correios, ela recebe e manda a resposta para o seu remetente via Correios novamente. Agora substitua a palavra Correios por Internet.

Assim, serviços como o Google ou até uma plataforma de streaming, como a Netflix, sabem para quem devem devolver a informação solicitada. A lógica é a mesma para telefones, computadores, notebooks ou qualquer outro dispositivo que se conecte à Internet.

Os sites, todos eles, também contam com endereços IPs para identificá-los, às vezes eles são únicos, às vezes endereços compartilhados - como quem mora em prédio. Se você acessar o endereço 142.250.65.78 na barra de endereço de qualquer navegador, você certamente acessará a página do https://www.google.com/. Mas quem é responsável por garantir que possamos entrar nesses endereços usando combinações de palavras (com www + .nome + .com, por exemplo) é o DNS. Para entender quem é essa ferramenta e como ela funciona, observe a explicação a seguir.

O DNS e sua correlação com o IP

O DNS, ou Domain Name System, é um sistema de nomes de domínios que traduz as palavras como conhecemos em endereços IP. Ele facilita a vida de todos na internet, visto que garante que não precisa decorar números para entrar em espaços na web. Imagine ter que decorar o número do Google, do Facebook, do Instagram, WhatsApp, do TikTok, Netflix e de qualquer outro site ou serviço que você quisesse acessar?

Ao contrário disso, o DNS permite que todos os usuários possam acessar o Google apenas digitando essa palavra na barra de pesquisa do navegador. É possível dizer ainda que o “decodificador” é oferecido pelos provedores de internet. Por isso, não precisamos nos preocupar em encontrar quem realize esse serviço, pois as empresas já se encarregam disso quando nos conectamos à internet.

Entretanto, há alternativas para os servidores DNS das operadoras, caso o consumidor queira experimentar alternativas que se enquadrem em demandas diferentes. Toda vez que entramos em um domínio, ele fica salvo e pode ser encontrado posteriormente com maior facilidade.

A segurança do seu IP merece uma atenção

Se o protocolo de internet identifica um aparelho, ele consegue nomear quem faz o quê na rede. Isso pode ser um problema para quem se envolve com ações ilegais na web ou mesmo em caso de invasão de sistemas. Na segunda situação, o proprietário de um gadget pode não ter ciência de que seu computador está sendo usado para executar algo, mas pode ser responsabilizado se o IP for rastreado.

Pensando nessa questão de segurança, vale tomar conhecimento sobre o que um protocolo de internet invadido pode implicar:

  • Acesso a informações sigilosas, como dados pessoais, bancários e financeiros, de modo a facilitar roubos e transações não autorizadas;
  • Vinculação à rede zumbi de computadores, sistema que é usado para fazer ataques a sites visando derrubar o servidor deles.

Uma das formas de proteger o IP é adotando servidores proxy, eles vão proteger o IP sendo um intermédio entre o aparelho que está sendo usado para navegar e as redes acessadas na internet. Um proxy utilizado com esse fim tem a função de enviar e receber os pedidos dos seus dispositivos para a rede, e posteriormente devolva a informação para seu endereço para que você navegue na internet como se fosse outra pessoa, pois todas as solicitações aparecerão para os destinatários como se fossem do intermediário.

Normalmente os proxies estão atrelados a um serviço de VPN (Virtual Private Network, que na tradução livre remete a Rede Privada Virtual), por onde você se conecta ao proxy para essa troca de dados de forma sigilosa.

Mas vale lembrar que o uso de intermediários para sua navegação, vai deixar sua conexão e acesso com a Internet lenta.

Após consumir estas informações, é possível dizer que o ciberespaço é um lugar vasto e cheio de detalhes, mas cada parte emprega uma função importante. Agora que você já sabe o que é o endereço de IP, pode também atentar-se aos cuidados com ele. Não clique em qualquer link que receber, use antivírus e o mais importante de todos: mantenha seus dispositivos e softwares sempre atualizados. 

Lembre-se que Câmeras de Segurança, dispositivos como Alexa, Google Home e outros dispositivos IoT também precisam de atualização e podem ser invadidos.

Se você gosta de ficar por dentro de assuntos tecnológicos e relacionados a este, não deixe de conferir e acompanhar nosso blog.

Links: Copel Telecom, Avast, HMA, Kaspersky, CanalTech, Tecnoblog, CanalTech