Os 5 melhores aplicativos para se manter informado

Acompanhar todos os eventos que acontecem no país e no mundo parece ser uma missão quase impossível. Foi pensando nessa problemática que alguns sites de notícias ou desenvolvedores de aplicativos criaram, há alguns anos, os primeiros agregadores de conteúdos jornalísticos, compilados em plataformas disponíveis para celulares, tablets e afins.

Hoje em dia, mais de 40% das pessoas usam a internet para ter acesso às notícias, de acordo com uma pesquisa realizada pelo PoderData. Se você faz parte dessa parcela ou gostaria de encontrar ferramentas para isso, acompanhe a lista a seguir, com cinco aplicativos para se manter informado.

Consumo de notícias

Um levantamento feito em 2020 pela Provokers, uma consultoria de mercado, revelou que 92% das pessoas que consomem notícias pela internet, acessam esses meios digitais ao menos duas vezes na semana. Por outro lado, uma parcela um pouco menor, de 83%, chega a consultar os portais de informação pelo menos uma vez ao dia.

Já a pesquisa do PoderData de 2020, indica que 4 em cada 10 brasileiros usam a internet como fonte de informação. Em percentuais, isso garante 40% da população, número que se sobressai em comparação com os 27% que optam pela TV ou pelo rádio, como forma de consumir notícias.

Estar informado é um desafio atualmente, principalmente pela quantidade de conteúdo que nos cerca. Outra questão que entra nesse aspecto é a confiabilidade das notícias que chegam até nós, fator que pode preocupar leitores a ponto de fazê-los pesquisarem as alternativas mais seguras para ler sobre algo.

O momento em que vivemos hoje, é conhecido como era da informação, período que tem a internet e a tecnologia como atores principais. A informação passa a ser uma moeda de troca e se constitui como protagonista em nosso dia a dia.

Em meio a tantas informações, é possível que fiquemos perdidos. Mas ao passo que a tecnologia gera complexidades, ela também entrega facilidades, como os agregadores de notícias. Por isso, a seguir, você irá acompanhar uma série de opções que entregam os principais assuntos do dia a dia, de uma forma dinâmica e adequada à nossa realidade enquanto usuários assíduos de smartphones.

5 aplicativos para se manter informado

Com tantas maneiras de ter acesso, os apps tentam espaço na web. Além de trazerem interfaces personalizadas para garantir facilidade na leitura de notícias, eles ainda são compatíveis com a maioria dos sistemas operacionais.

Google Notícias

O atual app de notícias do Google corresponde ao antigo Play Banca e está disponível para Android e iOS. Inclusive, ele acompanha as configurações de fábrica do primeiro sistema em alguns celulares, o que significa que nem é preciso fazer o download para acessá-lo.

A plataforma personaliza notícias de acordo com interesses e assuntos mais falados durante o dia. Ela seleciona ao menos cinco temas de destaque e disponibiliza uma parte chamada “cobertura completa”, que leva o usuário para uma página só com títulos sobre o tema.

Além disso, a aba de manchetes separa uma série de conteúdos recentes e também os que são separados por categorias, entre elas negócios, entretenimento e esportes. A parte sinalizada como “seguindo” é a área em que a pessoa pode personalizar ainda mais os conteúdos com base em temas de interesse.

Flipboard

O Flipboard é outra opção que pode ser encontrada tanto na Play Store quanto na App Store. Com opção de idioma em português, o agregador de notícias traz também outros formatos além de conteúdos de portais, como tuítes e vídeos sobre assuntos do momento.

O aplicativo usa uma lógica das redes sociais, conferindo aos usuários a possibilidade de deixar comentários e até mesmo de seguir uns aos outros dentro da plataforma.

Assim como o Google, a ferramenta em questão permite selecionar temas de acordo com afinidades para moderar o que deve compor a home do app. O diferencial, entretanto, é que a interface do Flipboard é descontraída e a navegação lembra páginas de jornais e revistas.

Central das Notícias

A Central das Notícias é um aplicativo de criação totalmente brasileira para se manter informado. A desvantagem, entretanto, é que o app está disponível apenas para o Android, excluindo os adeptos aos produtos da Apple.

De modo geral, a plataforma seleciona conteúdos com base nas preferências do usuário e dispõe de abas com vários assuntos para explorar por categoria. A interface é bem simples e a navegação tende a ser descomplicada.

Nessa opção, existe também uma parte exclusiva para exibir vídeos direto do Facebook e do YouTube, bem como outra de humor destinada para piadas e imagens engraçadas. É possível compartilhar todos esses conteúdos do app diretamente para outras pessoas via WhatsApp e demais redes.

Fresh

Essa é outra versão brasileira, criada pela Internet Media cujo objetivo é reunir notícias de diversos segmentos. As abas contemplam temas sobre economia, notícias do mundo, entretenimento, economia, etc. A principal proposta do app é trazer as últimas da internet, com agilidade e facilidade de acesso.

Assim como outras plataformas, o Fresh também reserva uma aba para salvar matérias que serão lidas posteriormente. Existe também uma parte para ajustes da interface que moldam fonte, tema e outros conforme as preferências do leitor.

Pocket

O aplicativo pode ser baixado no sistema da Apple e do Google e tem como objetivo entregar uma experiência diferente de interação com as notícias. A interface é mais simples e acomoda as manchetes de forma bem organizada ao longo do feed.

Um dos destaques é a possibilidade de salvar um artigo, notícia ou reportagem para ler depois. Esses conteúdos ficarão disponíveis em uma aba que pode ser acessada facilmente quando o usuário quiser ler mais tarde.

Entre outras configurações do Pocket, estão a parte que permite seguir outras pessoas no aplicativo e a seleção de brilho da tela para melhorar a visualização durante a leitura.

Outras alternativas

Muitos dos veículos de mídia presentes no Brasil já disponibilizam aplicativos próprios para divulgação de notícias. A maioria deles está disponível para iOS e Android e deve enviar notificações com assuntos de destaque no momento, bem como permitir o consumo da transmissão de telejornais, reportagens em vídeo e outros conteúdos. A lista a seguir reúne alguns exemplos de portais que garantem conteúdo em app exclusivo:

  • BBC News;
  • G1;
  • CNN Brasil;
  • Estadão;
  • Folha de S. Paulo;
  • UOL; e
  • Forbes Brasil.

A procura por aplicativos para se manter informado deve contribuir, inclusive, para o combate à fake news – notícias falsas, em português. O aumento desse tipo de informação infundada tem aumentado nos últimos anos e ferramentas como essas listadas, que asseguram um conteúdo checado e apurado, são boas formas de combater esse fenômeno atual.

Fique por dentro de todas as dicas e sobre o mundo conectado em nosso blog.

Links: Meio&Mensagem, Tecnoblog, TechTudo, Stella Comunicações, Copel Telecom, APP Geek, Poder 360