Saiba como compartilhar a senha do Wi-Fi por QR Code no Android

Os celulares têm trazido cada vez mais facilidades para o dia a dia. Um exemplo disso, é a ferramenta que permite se conectar a uma rede Wi-Fi através do código QR gerado por outro telefone, já cadastrado na conexão.

Essa tecnologia pode ajudar naquele momento em que, precisamos compartilhar a internet, mas não nos lembramos da senha. Ou ainda, no caso dos estabelecimentos que oferecem acesso gratuito à web, essa tecnologia acaba sendo uma mão na roda.

Além de ser bem útil em diversas ocasiões, o procedimento é simples e pode ser feito rapidamente. Acompanhe as próximas linhas para saber o passo a passo de como compartilhar a senha do Wi-Fi por QR Code no Android.

Como funciona o compartilhamento via QR Code?

A mágica por trás dessa funcionalidade é o código QR, que é nada menos do que uma versão atualizada do código de barras. A diferença é que ele surge de uma forma estilizada e oferece a possibilidade de ser lido pela maioria das câmeras de celulares.

A maioria dos smartphones comercializados atualmente já trazem câmera com tecnologia capaz de ler esse tipo de código – o que facilita ainda mais a conexão com o Wi-Fi, sem precisar da senha digitada.

Nos últimos anos, esse identificador tem se popularizado no país, como forma de criar links que enviam direto para sites dos mais variados tipos. É bem fácil criar um QR Code, como é conhecido internacionalmente, e ele pode ajudar a direcionar informações extras que não cabem em uma página, por exemplo.

No caso do compartilhamento de senha do Wi-Fi, o famoso quadradinho passou a garantir acesso às redes de internet por meio de uma atualização, especificamente a do Android 10. Essa versão do sistema operacional do Google foi lançada em 2019 e contempla a maioria dos celulares lançados a partir desta data.

Como compartilhar a senha do Wi-Fi por QR Code no Android

Primeiramente, é preciso certificar-se de que o celular usado conta com o Android 10 ou versões mais recentes, visto que a função está disponível a partir dessa versão. Após checar o sistema, basta seguir as seguintes etapas:

Passo 1: Procure a parte de “Configurações” no celular e, logo em seguida, aperte em “Rede e internet”;

Passo 2: Depois, busque pela opção “Wi-Fi”, que deve ser o primeiro tópico, e selecione essa opção;

Passo 3: Já na página em que serão exibidas todas as conexões, busque pela sua rede e clique nela;

Passo 4: A página que irá abrir conterá diversas informações sobre sua internet. Procure pela opção “Compartilhar”, que estará acompanhada do ícone em formato de QR Code e pressione em cima dele;

Passo 5: Pode ser que o telefone peça sua identificação, algo como a impressão digital ou o PIN. Se for o caso, insira a senha ou o dedo sob o leitor de digital para continuar.

Após seguir todas as instruções, o celular abrirá a página com o código e com a senha da sua rede. A partir de então, é só posicionar outro celular com a câmera aberta apontando para o QR Code e a conexão será concluída.

Outras ferramentas disponíveis no Android 10

Para além do compartilhamento de rede Wi-Fi, a atualização de sistema que trouxe o Android 10 em 2019 reuniu uma série de facilidades para os usuários. Entre elas, a otimização da privacidade e a personalização da interface marcam presença, mas não param por aí. No sistema atualizado, os usuários também passaram a ter acesso a:

Respostas inteligentes

Se você já esteve em um dia super atarefado, daqueles em que é difícil até mesmo responder mensagens, sabe quão importante é aproveitar cada minuto do tempo. Pensando nisso, o Android implementou sugestões de mensagens, que podem ser enviadas logo da barra de notificações.

Elas usam inteligência artificial para detectar opções viáveis para enviar para alguém em uma conversa. Além disso, o sistema disponibilizou uma ferramenta que permite reconhecer links e abri-los diretamente das notificações, levando para um local no Google Maps ou para um vídeo no YouTube, por exemplo.

Navegação por gestos

O Google tem trabalhado cada vez mais em uma interface intuitiva e na facilidade de navegação dos smartphones por meio do Android. Por isso, essa versão inaugura a possibilidade de ir de um app para outro, voltar para a home ou fechar uma página apenas com gestos na tela. A iniciativa busca diminuir o uso dos tradicionais botões virtuais, priorizando os movimentos no display como forma de navegar.

Modo Foco

Em meio a tantas notificações, fica difícil às vezes manter a concentração no trabalho, nos estudos ou mesmo em uma leitura. O modo Focus visa ajudar nesse sentido, por meio do interrompimento de alguns alertas. É possível programar e personalizar a funcionalidade dentro das configurações, na parte de Bem-estar Digital.

Por lá, será possível escolher quais aplicativos terão as notificações interrompidas e por quanto tempo. Ao definir todos os detalhes da ferramenta, ela poderá ser ativada nas configurações rápidas.

Controle da música

Outra proposta interessante que o sistema trouxe foi a possibilidade de avançar ou voltar a música dentro da área de notificações. Se antes o usuário precisava abrir o aplicativo para ir até a parte favorita da música, agora ele pode fazer isso da própria tela inicial, indo na barra onde o pop-up do player fica.

Além disso, o software deve garantir aos usuários o controle dos sons do telefone. Isso foi disponibilizado por meio do acesso a configurações do amplificador, as quais permitem cancelar ruídos e garantir maior qualidade sonora.

Como destacado, as atualizações de sistema dos celulares trazem cada vez mais facilidades. A partir delas, compartilhar a senha do Wi-Fi por QR Code no Android, ou mesmo navegar por gestos, tem ficado cada vez mais possível em nossa realidade. A tendência é que a tecnologia aprimore nossa rotina ainda mais com o passar dos anos, garantindo maior conforto e agilidade.

Confira mais dicas sobre conexão e facilidades do mundo digital em nosso blog.

Links: CanalTech, Showmetech, Códigos de Barra Brasil, TecMundo