Saiba como descobrir se tem alguém usando seu Wi-Fi

Ter a internet compartilhada com outros usuários sem o consentimento do dono da rede pode ser um problema. Isso porque o excesso de conexões gera sobrecarga e, consequentemente, torna a internet lenta. Para além desse fator, a questão da segurança dos dados armazenados no roteador também configura um ponto que merece atenção. 

Ao primeiro sinal de lentidão, vale checar os dispositivos conectados à rede para observar se existem conexões indesejadas. Nesse momento você deve estar se perguntando “como saber quem está usando meu Wi-Fi?”. Para responder essa pergunta, separamos uma série de dicas que podem te ajudar a descobrir. 

Hacker de rede

hacker-invadindo-roteador

Às vezes temos ciência de dispositivos que se conectaram em algum momento à nossa rede. Pode ser o caso de um momento em que a internet foi “emprestada” temporariamente para um amigo ou vizinho. Entretanto, há outras situações onde o uso por terceiros não é do conhecimento do proprietário, o que pode ser perigoso.

Além de pessoas que se beneficiam do Wi-Fi sem pagar, existem ainda os grupos de hackers que invadem um roteador para executar uma série de ações sem o conhecimento do dono da rede. 

Quando conectados à internet da vítima, os cibercriminosos podem ter acesso a muitas informações, como sites visitados por ela e até mesmo informações pessoais cadastradas neles (por exemplo: dados do login). Além de monitorar as conexões HTTP desprotegidas, eles também podem interferir em algumas, colocando códigos maliciosos para infectar o aparelho que clica nele. 

Existe ainda a possibilidade de um hacker fazer com que o roteador integre uma rede zumbi, que agrega muitos dispositivos, também nessas condições, de modo a sobrecarregar uma rede. O ataque é conhecido como DDoS e é algo que demanda vários aparelhos para executar a ação — que geralmente pede dinheiro em troca da recuperação do servidor atacado. 

Tendo em vista essas causalidades que podem acontecer em redes desprotegidas, vale a pena manter uma rotina mais frequente de verificação dos dispositivos logados no Wi-Fi. 

Como saber quem está usando meu Wi-Fi?

Para descobrir se há pessoas indesejadas usando sua internet, é possível usar um celular ou computador. Acompanhe as instruções a seguir para entender como o processo funciona. 

Como fazer o procedimento pelo computador

O primeiro passo é saber o IP do roteador. Geralmente, os modelos trazem um identificador padrão e para saber o código, basta identificar a marca que está sendo usada para entregar internet ao ambiente.

  • Asus: 192.168.1.1
  • Linksys: 192.168.1.1
  • Cisco: 192.168.1.1
  • Multilaser: 192.168.1.1
  • Netgear: 192.168.0.1
  • ZTE: 192.168.1.1 ou 192.168.0.1
  • TP Link: 192.168.1.1 ou 192.168.0.1
  • D-Link : 192.168.0.1
  • Intelbras: 10.0.0.1

Caso o modelo do seu roteador não esteja na lista basta fazer o seguinte:

Passo 1: aperte a tecla Windows e a tecla R ao mesmo tempo;

Passo 2: Logo em seguida, digite a sequência “cmd” e dê Enter;

Passo 3: Na página que abrir, digite o comando “ipconfig | more” e conclua com o Enter;

Passo 4: Busque por “Gateway Padrão” local onde estará o IP do roteador. 

gateway-padrao

Como descobrir o IP pelo celular (Android)

Os sistemas operacionais de hoje buscam otimizar cada vez mais nossa rotina. No caso do sistema do Google, é possível checar várias informações sobre o Wi-Fi nas configurações de rede. 

Passo 1: procure as “Configurações” do celular e acesse a área de “Rede e internet”;

Passo 2: aperte sobre a opção “Wi-Fi” e toque no nome de sua rede;

Passo 3: busque a área “Avançado” e toque nela para encontrar todas as informações necessárias, inclusive o IP.

endereco-de-ip-do-roteador-android

Com a informação em mãos, é só seguir os próximos passos. Vamos considerar essa etapa como uma parte separada, começando do 1 novamente, para não confundir. 

Passo 1: digite o IP no navegador (qualquer um, seja Chrome, Explorer, entre outros) e aperte Enter;

Passo 2: insira o login na área indicada. A opção “admin” deve contemplar a maior parte dos modelos. Entretanto, o roteador da ZTE pode exigir a combinação  “1admin0” e a Intelbras deve exigir um campo em branco;

Passo 3: na hora da senha, vale a mesma lógica, muitos aceitam “admin” neste campo também. A ZTE pode pedir por alternativas como “ltecl4r0” ou espaço em branco, ao passo que a Netgear deve funcionar com “password”;

Passo 4: navegue pela home que abrirá até encontrar o menu, onde deve constar as opções “LAN” ou “Wireless”;

Passo 5: ao encontrar uma tabela com as informações sobre os aparelhos, confira a procedência de cada um para analisar se os dispositivos conectados são conhecidos. 

O que fazer para expulsar usuários indesejados?

removendo-usuarios-indesejados-da-rede-wifi

Se a análise do roteador resultar em nomes de dispositivos desconhecidos, é preciso seguir algumas orientações para desconectá-los e manter a segurança do Wi-Fi. Existem algumas sugestões que podem ser conciliadas para assegurar ainda mais a proteção da rede, sendo elas:

  • Mudar a senha do Wi-Fi;
  • Reforçar a segurança ativando a criptografia do protocolo WPA2;
  • Criar uma lista de permissões na página do roteador (acessada pelo IP) e bloquear MACs indesejados;
  • Mudar o nome da conexão;
  • Configure o roteador para expulsar dispositivos suspeitos.

Aplicativos para monitoramento

Para quem quer automatizar essa função de monitoramento de acesso à internet, vale procurar apps que fazem essa checagem constante. Alguns dispõem de interfaces bastante intuitivas e fáceis de navegar. Eles oferecem uma lista de dispositivos conectados, detalhando o modelo e a fabricante. 

A única ressalva é que alguns funcionam apenas para o Android, ao passo que outros estão disponíveis apenas para o iOS — mas vale a pesquisa. Alguns exemplos de plataformas que desempenham a função são: Fing, IP Tools: Wi-Fi Analyzer e Network Analyser. 

Rotina de segurança

Por fim, é preciso lembrar que ter esses cuidados com o roteador é também proteger os dados de aparelhos conectados a ele. Afinal de contas, uma invasão ao Wi-Fi pode expor informações de todos os dispositivos que estão usando ele. Agora que você já tem dicas de como saber quem está usando seu Wi-Fi, já pode colocar a mão na massa e começar a executar todas as medidas de segurança.

Se você gosta de ficar por dentro de novidades e dicas do mundo conectado, não perca as atualizações do nosso blog.

Links:

https://olhardigital.com.br/2021/04/15/dicas-e-tutoriais/como-saber-se-alguem-usa-o-seu-wi-fi-sem-permissao/?gfetch=2021%2F04%2F15%2Fconsejos-y-tutoriales%2Fc%C3%B3mo-saber-si-alguien-usa-tu-wifi-sin-permiso%2F

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2020/04/como-descobrir-se-tem-alguem-usando-seu-wi-fi.ghtml

https://tecnoblog.net/responde/como-saber-quem-esta-usando-o-seu-wi-fi/

https://www.avg.com/pt/signal/prevent-router-hacking#topic-2

https://www.netspotapp.com/pt/blog/wifi-security/7-ways-to-stop-a-wifi-hacker.html