7 maneiras de proteger sua rede Wi-Fi

Tem um antivírus em seu computador, evita clicar em links suspeitos e acha que está tudo certo com a sua segurança on-line? Ledo engano: saiba que é necessário também proteger a rede Wi-Fi da sua casa!

Uma rede pouco protegida pode facilitar o acesso de pessoas mal-intencionadas, que, tendo acesso à mesma rede que os dispositivos da sua casa, podem roubar dados e arquivos.

Além disso, se um criminoso utilizar a sua rede para praticar qualquer ato ilícito on-line, saiba que você pode ser responsabilizado judicialmente! Já imaginou se ver num tribunal simplesmente porque não se preocupou com a segurança da sua conexão?

Por fim, o problema mais comum: uma rede desprotegida pode fazer com que pessoas se aproveitem dela, utilizando a sua conexão e tornando a Internet lenta e instável. Nesse caso, vale a pena checar também se o problema não é com o provedor e preferir contratar um serviço de qualidade.

Agora, talvez você esteja se perguntando: “então como proteger minha rede Wi-Fi?”. É o que vamos descobrir agora!

1. Altere a configuração padrão do roteador

Os parâmetros padronizados do seu roteador ou modem (nome da rede e senha) facilitam que alguém mal-intencionado invada a sua rede e faça alterações nas configurações do próprio dispositivo. Assim, é preciso protegê-lo!

Siga as instruções abaixo para alterar nome da rede e senha (mas observe que algumas instruções podem variar um pouco conforme o modelo do modem ou roteador):

  1. No seu navegador de Internet, digite 192.168.0.1 e aperte “Enter”. Você será direcionado para o painel de administração do dispositivo;
  2. Faça login. Normalmente, o usuário é “admin” e a senha “admin” ou “password” (justamente por ser tão fácil é que você precisa mudar as configurações);
  3. Clique na opção “Configurações”, “Interface Setup” ou “Basic Settings” (a depender do aparelho, pode aparecer com qualquer desses nomes);
  4. Em seguida, vá em “Wireless” ou “Sem Fio”;
  5. Em “WPS Settings”, altere o nome da rede, e, em “WPA2-PSK”, insira sua nova senha;
  6. Clique em “Salvar”.

Aviso importante: não repita aqui o login e senha que você usa na sua rede (o que seu computador ou celular precisam inserir para acessar)!

2. Crie senhas seguras

Tanto para o roteador quanto para a rede Wi-Fi em si, é fundamental (como em qualquer outro serviço, aliás) que você tenha uma senha segura, ou seja, difícil para pessoas e máquinas adivinharem.

Evite números óbvios como datas de nascimento, algarismos repetidos e procure misturar caracteres especiais (asterisco e “jogo da velha”, por exemplo) a letras e números para garantir uma senha sempre segura.

3. Mantenha o roteador atualizado

Já que estávamos falando no roteador ou modem, é importante verificar se ele tem seu sistema interno atualizado. Na maioria dos dispositivos, as atualizações são automáticas, mas vale a pena verificar (e garantir a proteção da sua rede).

Indo ao painel do dispositivo (que vimos na dica 1 como acessar), pode-se ter acesso à opção de baixar um arquivo firmware ou simplesmente clicar na opção de atualizar o dispositivo, se estiver disponível.

4. Descubra quem está usando sua rede e bloqueie penetras

Para proteger sua rede Wi-Fi, você também pode descobrir penetras que estejam utilizando sua conexão e bloqueá-los. É necessário ir ao painel de controle do roteador ou modem, conforme mostramos na primeira dica (algumas marcas de dispositivos têm apps próprios também).

Na área de opções de rede, que pode aparecer como “Wireless”, “Network” ou “Rede Wi-Fi”, haverá um espaço com a lista de dispositivos conectados e seus respectivos endereços MAC (combinação de caracteres que identificam cada aparelho numa rede). Basta bloquear os que você não reconhece.

Ah, não sabe qual o endereço MAC do seu computador? Na pasta local da sua máquina será possível descobrir. Há, de toda forma, alguns tutoriais online para entender melhor como bloquear invasores indesejados da sua rede.

Ah: lembre-se de mudar a senha do Wi-Fi depois do bloqueio, a fim de evitar que o invasor acesse de novo a sua rede com outro dispositivo!

5. Ative o firewall do roteador

Roteadores mais recentes costumam vir com firewall, recurso de segurança que ajuda a bloquear tentativas de ataques e instalação de vírus — mas ele pode não vir habilitado de fábrica, e é preciso fazer isso manualmente.

Para fazer isso, acesse novamente o painel de controle do roteador, conforme já mostramos em dicas anteriores, e siga os passos:

  1. Busque, no menu principal, o item “Firewall”;
  2. Acessando-o, marque a opção “Habilitar”;
  3. Clique no botão “Salvar”;
  4. Reinicie o roteador.

6. Dificulte o acesso ao roteador

Não deixe seu roteador exposto caso haja trânsito de muitas pessoas em sua casa ou estabelecimento. A etiqueta que a maioria deles tem, incluindo várias informações de configuração, pode ser um prato cheio para pessoas mal-intencionadas invadirem a sua rede.

Além disso, alguns aparelhos contam com o botão WPS, que ativa um recurso que libera a conexão de alguns dispositivos com a rede sem necessidade de senha. Portanto, fica claro que você não deve deixar o seu roteador ao alcance das pessoas!

7. Utilize uma rede para convidados

Muita gente não sabe disso, mas é possível, em muitos roteadores modernos, configurar uma rede Wi-Fi em separado especificamente para visitantes. A ideia é simples: visitantes navegam na Internet mas não conseguem acesso completo às informações e recursos da sua rede.

Para criar uma rede para convidados, volte ao painel de configurações do roteador anteriormente mencionado e busque a opção “Guest Network” ou “Guest Zone”. Lá você poderá configurar essa nova rede — lembrando que nome e senha devem ser diferentes de sua rede “principal”, de forma que seus convidados a acessem de forma totalmente separada.

Fontes: Techtudo, Techtudo (2), Conecta Já, Techtudo (3)