Por mais que você tenha contratado uma excelente provedora de internet, uma hora ou outra a sua conexão pode apresentar problemas. A verdade é que a sua ligação com a internet depende de inúmeros fatores e equipamentos, que envolvem desde servidores internacionais até os drivers do seu computador.

Neste artigo, vamos mostrar quais são os problemas mais comuns de conexão que você pode encontrar ao tentar acessar a internet, seja utilizando cabos ou via Wi-Fi, acompanhados das soluções possíveis para cada caso. 

Como resolver os problemas mais comuns na conexão internet

1. Computador sem conexão com internet

Pode parecer besteira, mas muita gente fica sem internet porque um cabo se soltou, ou porque alguma tomada foi desligada sem que ninguém notasse. Por isso, se você está com problemas de conexão com a internet, o primeiro passo é verificar todas as ligações.

Comece inspecionando as conexões do modem: veja se a fibra ou o cabo coaxial estão devidamente encaixados e se os cabos de rede que levam a internet até os demais equipamentos também estão bem presos. Faça o mesmo no computador utilizado, verificando a ligação do cabo de rede no painel de entradas do PC. 

Se tudo estiver ok, uma boa ideia é testar a conexão a partir de outro dispositivo ou via Wi-Fi, caso tenha esse tipo de conexão à sua disposição. 

2. Conectado, mas não navega? Verifique o modem 

Se tudo estiver conectado corretamente, o próximo passo é verificar as luzes de status do modem. Elas podem dizer se o sinal está chegando corretamente até o equipamento. Caso o status aponte para funcionamento normal, pode ser que o problema esteja relacionado à configuração dos seus dispositivos (algo que veremos a seguir). 

Já se as luzes do modem apontarem erro de conexão ou de sincronia, o problema geralmente é externo. Nesses casos, você pode tentar reiniciar o equipamento para ver se o modem recupera a conexão. 

Especificamente nos casos em que o modem está apresentando dificuldades para se comunicar com a internet, procure o suporte da sua provedora para identificar se o problema é geral (e afeta a região) ou se ele está na ligação do seu ponto de internet especificamente. 

3. Sem dispositivo de rede localizado

Em alguns casos, também é possível que o seu PC não consiga localizar nenhuma conexão de rede porque o adaptador de rede está desativado ou sem os drivers corretos instalados. Para verificar isso no Windows 10, abra o Menu Iniciar, depois digite “Conexões de Rede”. 

Na tela que se abrirá, veja se a conexão está ativa. Aqui uma opção para tentar corrigir problemas de conexão é clicar sobre o ícone do dispositivo de rede com o botão do mouse e selecionar a opção “Diagnosticar”. O sistema operacional fará testes internos e apontará algumas soluções possíveis (ou em alguns casos fará as correções necessárias automaticamente). 

Para obter os drivers mais recentes, acesse o site da fabricante da sua placa-mãe ou da placa de rede, caso esteja utilizando um modelo off-board. 

4. Conflito de IP

Os roteadores de internet costumam trabalhar com a tecnologia DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol). Ela é responsável por verificar o ambiente de rede e atribuir automaticamente os endereços de IP para cada equipamento conectado. 

Quando essa configuração é realizada manualmente, o usuário corre o risco de encontrar conflitos de rede ou de IP. Normalmente, sistemas operacionais como o Windows 10 reconhecem o erro e sugerem a correção automaticamente. 

Você pode verificar esse problema seguindo os passos que listamos acima, com a ferramenta de diagnóstico do Windows 10. Se preferir, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da conexão de rede e escolha a opção “Propriedades”. Depois, acesse “Protocolo IP” e escolha as opções de “Obter um endereço de IP automaticamente” e “Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente”, mostradas a seguir:

5. Erro de DNS

Outro erro bastante frequente é o DNS (Domain Name System). Esse sistema é o responsável por traduzir os links que acessamos ou digitamos no nosso navegador em endereços numéricos de IP, de modo a possibilitar nosso acesso a diversos sites e serviços online. 

Caso o seu sistema operacional esteja acusando erro de DNS, verifique se a configuração que mostramos acima está ativada e marcada para o padrão automático. Caso ainda assim o erro persista, você pode tentar utilizar uma alternativa como o Open DNS, Google DNS ou entrar em contato com a sua provedora para verificar uma opção mais indicada. 

6. Conexão lenta

Tão irritante quanto ficar sem internet é uma conexão lenta, que mal carrega seus sites favoritos. Se você estiver enfrentando esse problema, o primeiro passo é verificar se algum aplicativo do seu PC não está consumindo toda a banda de internet. Coisas como torrents, download de jogos e serviços de streaming costumam exigir bastante da conexão, deixando a internet mais lenta para outras tarefas. 

Você pode verificar rapidamente a atividade de rede no Windows 10 acessando o Gerenciador de Tarefas. Para isso, pressione as teclas Ctrl + Alt + Esc no teclado, simultaneamente

Na tela que se abre, selecione a guia “Desempenho”. Depois, clique sobre “Ethernet” para visualizar gráficos detalhados do uso da conexão. 

Caso não identifique nada fora do normal, experimente fazer um teste de velocidade da conexão. Existem vários sites, como o SpeedTest, que procuram o melhor servidor e a rota otimizada para testar a sua conexão. Se o resultado também for normal, pode ser que o problema da lentidão esteja relacionado ao site que você está tentando acessar. 

7. Quedas frequentes

Quedas costumam ocorrer com mais frequência em conexões do tipo Wireless (Wi-Fi) ou quando há algum cabo com mau contato. Verifique em que momento as quedas ocorrem e experimente reiniciar o modem. Muitas vezes o problema também pode estar relacionado a algum erro temporário, corrigido com essa reinicialização do equipamento. 

Como resolver problemas com o sinal do Wi-Fi

A conexão por Wi-Fi pode apresentar todos os problemas que listamos acima, mas ela ainda tem o agravante de depender da intensidade do seu sinal. Caso o dispositivo conectado esteja distante do roteador, você poderá enfrentar quedas, baixa velocidade de conexão e instabilidade. 

Uma dica é posicionar o equipamento longe de obstáculos e em um ponto mais central da casa, para que o sinal chegue com intensidade a todos os cômodos. Deixe o roteador Wi-Fi longe de outros dispositivos wireless, como telefones fixos sem fio, que costumam operar em uma frequência de sinal próxima, causando interferências. 

Caso seu dispositivo não esteja se conectando com sucesso ao Wi-Fi, vale a pena verificar se você está selecionando a rede adequada e também se a senha foi digitada corretamente. 

Como evitar problemas na sua internet

Até aqui, listamos alguns dos problemas e soluções mais comuns relacionados ao acesso à internet. Uma dica valiosa é sempre realizar a reinicialização do modem ao encontrar imprevistos. Essa simples medida pode resetar o status da conexão e resolver inúmeros bugs e erros na conexão.

Lembre-se sempre de verificar a intensidade do sinal quando estiver no Wi-Fi e procure manter o computador com os drivers e atualizações mais recentes disponíveis. Assim você evitará dores de cabeça e poderá usufruir da internet com toda a velocidade contratada!