Confira 10 séries sobre tecnologia que você precisa assistir

Tecnologia é, com certeza, um assunto fascinante. Não à toa, filmes e séries que tocam no tema, seja de forma documental ou ficcional, atraem fãs em todo o mundo e sempre foram comuns na história da produção audiovisual.

Se você gosta de tecnologia e procura séries legais ligadas a esse tema para maratonar, não se preocupe: separamos hoje dez séries incríveis que têm a tecnologia como tema central.

Antes de começar, vale lembrar que todas as séries da lista estão em serviços de streaming, então separamos para você um texto com tudo sobre streaming para você ficar por dentro. Certo? Vamos lá então!

1 - The Big Bang Theory

Físicos brilhantes, porém sem habilidades sociais: esses são os personagens centrais de The Big Bang Theory, série de comédia aclamada em todo o mundo, tendo rendido 279 episódios ao longo de doze anos de temporadas inéditas.

Muito responsável pela popularização do universo nerd/geek, The Big Bang Theory inovou ao inserir a personagem Penny, uma garçonete que se muda para o apartamento vizinho e ajuda os atrapalhados físicos nas interações do dia-a-dia, protagonizando cenas hilárias.

pai-e-filho-assistindo-tv

2 - 3%

Criada a partir de um episódio piloto publicado de forma independente no YouTube, 3% é nada menos do que a primeira série brasileira entre os originais Netflix e marca grandes atuações de Bianca Comparato e Vaneza Oliveira, que contracenam com o já aclamado ator João Miguel.

Em 3%, o enredo é distópico: o mundo se divide no “Continente”, que abriga uma cidade miserável, destruída e violenta, e na comunidade do “Maralto”, uma ilha ultramoderna em que uma pequena população desfruta de conforto, segurança e alta tecnologia.

Todos os anos, o Maralto realiza o “Processo”, um evento que abrange todos os jovens de 20 anos do Continente e os submete a um rigoroso e traiçoeiro processo seletivo, extraindo apenas 3% dos participantes para irem morar no luxo e conforto da ilha.

Enquanto os personagens disputam ferozmente no Processo por um lugar ao sol, um grupo conhecido simplesmente como “a Causa” tenta pôr fim ao sistema cruel imposto pelo Maralto em atitudes eletrizantes e imprevisíveis.

3 - Mr. Robot

Série responsável por lançar mundialmente o nome de seu ator principal, Rami Malek, Mr. Robot foi um dos grandes lançamentos da Amazon Prime Video no início de sua trajetória.

A série mostra a história de Elliot, um hacker justiceiro que mantém a fachada de programador numa empresa de cibersegurança. A rotina dele é quebrada pela chegada de um misterioso grupo hacker que propõe destruir por dentro a empresa em que ele trabalha em prol de uma boa causa.

4 - Westworld

Baseada no filme homônimo de 1973, Westworld se passa num parque temático do Velho Oeste que funciona como uma simulação de mundo aberto povoada por “anfitriões”, androides basicamente iguais aos humanos, que seguem narrativas diversas para entreter os visitantes.

Tudo seria perfeito se não surgisse um problema: os androides começam a desenvolver consciência. Extremamente aclamada pela crítica, Westworld caminha rumo à quarta temporada e está disponível no streaming HBO Max.

5 - Black Mirror

Uma das séries mais aclamadas de todos os tempos, Black Mirror tem 5 temporadas extremamente instigantes. São episódios independentes, cada qual com uma história numa realidade diferente, mas todos envolvendo tecnologia.

A premissa da série é nos mostrar até que ponto a tecnologia pode chegar na humanidade e como isso pode interferir profundamente, para o bem, mas principalmente para o mal, nas nossas vidas.

Em episódios criativos, instigantes e repletos de suspense, Black Mirror consegue nos levar a um novo nível de imaginação, propondo mundos maravilhosos ou distópicos, mas sempre onde a tecnologia é o elemento central da história.

6 - Silicon Valley

O que será que acontece no dia-a-dia do famoso Vale do Silício (Silicon Valley em inglês), região da Califórnia onde algumas das maiores empresas mundiais de tecnologia estão instaladas?

Mostrar isso sem deixar de lado o bom humor é a premissa de Silicon Valley, cujos personagens trabalham por lá e têm de lidar com toda a pressão de um ambiente altamente competitivo.

Desde seu lançamento, em 2014, já são 6 temporadas e muito sucesso de crítica. Silicon Valley está disponível no HBO Max.

7 - Holo, meu amor

Com uma temporada na Netflix, a série sul-coreana Holo, meu Amor conta a história de uma jovem com um distúrbio que a impede de reconhecer rostos humanos, o que a transforma em alguém com dificuldades de sociabilidade.

A história muda quando a jovem passa a usar um óculos com inteligência artificial integrada que a ajuda a reconhecer faces. Encantada pela personalidade da IA, a garota acaba se apaixonando. O que pode acontecer então?

casal-assitindo-tv

8 - Altered Carbon

Baseada no livro de mesmo nome, Altered Carbon estreou na Netflix em 2018 trazendo a seguinte premissa: num futuro distante, a consciência, memórias e personalidade das pessoas ficam salvas numa cápsula que pode ser trocada de corpo.

Nesse contexto, acorda, 250 anos após a morte do seu último corpo físico, Takeshi Kovacs, o último representante de um grupo conhecido como “Emissários” (espécie de soldados de elite, responsáveis por muitas descobertas e avanços tecnológicos no passado).

Ao mesmo tempo em que tenta entender o novo mundo em que renasceu, Kovacs terá de desvendar o mistério do assassinato do corpo físico de Laurens Bancroft, o homem mais rico do planeta, vendo-se envolvido numa complexa rede de intrigas.

9 - Travelers

Com três temporadas lançadas entre 2016 e 2018 na Netflix, Travelers tem uma premissa simples: no futuro, é possível viajar no tempo e assumir a vida de outras pessoas no passado.

Usando essa tecnologia, os personagens da série viajam juntos no tempo para realizar missões no passado, evitando consequências catastróficas para o mundo no futuro.

10 - Love, Death & Robots

Única série de animação da nossa lista, Love, Death & Robots traz episódios independentes, cada qual com um estilo próprio de animação, sempre girando em torno de tecnologia.

Passando por diferentes enredos e realidades alternativas, a série surpreende o espectador a cada episódio. Vale a pena conferir as duas temporadas do título, disponíveis na Netflix.

Fontes: Tag Chat, IntNet, Tecnoblog