10 truques da Netflix que você precisa conhecer

A Netflix é uma paixão mundial. Milhões de pessoas usam o serviço, o qual é acessado a partir de 190 países e chega a ser mais antigo que o Google (sim, ela começou alugando DVDs via correio, isso lá em 1997).

No entanto, se você simplesmente acessa o serviço, escolhe um programa e dá o play, fique sabendo que está perdendo uma série de funcionalidades interessantíssimas do serviço (e de outros, mas ligados a ele), que podem transformar sua experiência.

Hoje, vamos mostrar uma série de truques da Netflix: caminhos ocultos (ou nem tanto) para você usar a plataforma de uma maneira completamente diferente!

1. Acesse filmes bloqueados

Muita gente desconhece esse fato, mas a Netflix não libera todo o conteúdo para todos os países; há produtos licenciados para um país, mas não para outro. Para burlar a regra, existem serviços não-oficiais que oferecem opções ao usuário.

Dois exemplos são o Media Hint e o Smartflix, dois serviços que “enganam” a Netflix fazendo parecer que você está assistindo a partir de outro país e liberando conteúdo ao qual você não teria acesso. Mas atenção, os serviços são pagos!

2. Teclas de atalho

mulher-assistindo-netflix-pelo-notebook

Um dos truques mais práticos da Netflix é a existência de atalhos para dar comandos ao streaming de maneira fácil. Confira:

  • F: tela cheia
  • Esc: sai do modo tela cheia
  • Page Up: play
  • Page Down: pause
  • Espaço: play/pause
  • Shift + setas para cima e para baixo: aumenta ou diminui o volume
  • Shift + setas para a esquerda e direita: avança ou volta o vídeo
  • Shift + End: vai para o final do filme

3. Sessão de cinema à distância

Já pensou em assistir à Netflix em grupo, mas à distância? Todos exatamente no mesmo momento do vídeo e fazendo as possíveis pausas também ao mesmo tempo?

Isso é possível através de serviços como o Kast, que, apesar de não-oficiais, conseguem cumprir bem a função de fazer uma sessão coletiva à distância (e ainda tem a opção de chat ao vivo!)

4. Diga à Netflix o que você prefere

Para contar com indicações da Netflix adequadas ao que você gosta, existe a possibilidade de “ensinar” à plataforma quais são suas preferências. Faça este pequeno truque da Netflix da seguinte maneira:

  1. Acesse “Sua Conta”;
  2. Em seguida, clique em “Meu Perfil”;
  3. Agora, em “Preferências Pessoais”;
  4. Marque o quanto você prefere cada categoria apresentada;
  5. Se não entender bem a categoria, verifique o botão “Precisa de alguns exemplos”.

5. Salve seu pacote de dados

Preocupado em assistir à Netflix na rua e acabar com o seu pacote de Internet no celular? Reduza a quantidade de dados que o app gasta ao reproduzir um filme ou série. Vá em “Sua Conta”, e, em seguida, “Configurações de Reprodução”.

Lá, você pode retirar a configuração automática e colocar em Baixo (consome 300 MB por hora de vídeo), Médio (700 MB por hora) e Alto (3 GB por hora em vídeos HD, 7 GB por hora em Ultra HD). Escolha o que melhor se adapta às suas possibilidades!

6. Legendas personalizadas

Gostaria de mudar o tamanho, cor e fonte das legendas da Netflix? Você pode! Personalize as legendas da forma que for mais confortável para você indo em “Sua Conta”, depois “Perfil”, e, em seguida, “Exibição das Legendas”.

7. O que entra e o que sai da programação

A maioria dos conteúdos da Netflix não é própria, ou seja, é licenciada de outros produtores… e esse licenciamento pode terminar. Assim, é comum programas saírem da grade da Netflix sem aviso prévio, assim como também muita coisa nova pode surgir sem estarmos esperando.

Existem alguns serviços que avisam dos lançamentos, outros que mostram o que está ou não no ar em tempo real e aqueles que também informam o que será removido da Netflix em breve. Para dominar mais esse truque da Netflix, cheque os seguintes endereços:

8. Refine a sua busca

Drible as limitadas opções de busca da própria Netflix. Vários sites permitem que você navegue pelos títulos disponíveis com opções bem mais refinadas de busca, como classificação no Rotten Tomatoes, ano do filme, diretor e muito mais.

Há o JustWatch, que mencionamos no ponto anterior, mas também se pode contar com o DoctorMovie e o Flix Roulette. Divirta-se!

mulher-vendo-catalogo-da-netflix-pelo-tablet

9. Elimine o buffering

Já passou raiva com a famosa tela de buffering, ou seja, aquela em que o filme fica “carregando”? Um truque da Netflix que permite contornar o problema é regular a taxa de bits do download de forma a tornar a transmissão mais fluida mesmo numa conexão ruim (mas, claro, com menor qualidade).

Pressione Shift + Alt + botão esquerdo do mouse (ou Shift + Option + clique no Mac) durante a exibição de algum conteúdo, clique em “Gerenciador de tela”, selecione “Manual” e reduza o número que corresponde à taxa de bits do streaming.

Mas convenhamos, conexão lenta ninguém merece, não é mesmo? Contrate uma Internet com estabilidade e velocidade para assistir tranquilo à Netflix ou qualquer serviço de streaming!

10. Apague seu histórico

Assistiu a algo constrangedor e não quer que outros usuários da sua conta da Netflix descubram? Sem problema se você souber este truque da Netflix! Em “Configurações”, vá até “Sua Conta”, depois “O que foi assistido” e clique no X ao lado de qualquer item que você queira apagar do histórico. Problema resolvido!

Fontes: Techtudo, Canaltech, Almanaque SOS