Pesquisando por um bom plano de internet para a sua empresa? Os pacotes empresariais costumam ter um custo mais elevado em relação aos residenciais, mas isso se justifica pelo acréscimo de uma série de recursos e vantagens, que garantem mais velocidade, estabilidade e segurança na conexão. Um desses diferenciais é o IP fixo (também chamado de link dedicado). Mas você sabe o que é e para que ele serve?

A seguir, vamos explicar como funciona essa tecnologia de endereçamento de IPs voltada ao segmento profissional e quais as principais vantagens que a sua empresa terá ao optar pela contratação de um plano de internet com IP fixo. 

Entenda o que é o endereço de IP

Quando falamos de internet, um dos termos que surge com mais frequência é IP. A sigla vem de Internet Protocol, ou Protocolo de Internet, em português. O IP é um identificador, um código numérico único atribuído a cada dispositivo conectado a uma rede ou à internet. 

Você pode pensar no IP como um endereço, ou ainda como um número de telefone que leva diretamente para a sua máquina. Isso permite trocar informações com outros dispositivos conectados à rede ou à internet. 

Sobre o IP, é importante ressaltar que normalmente existem dois endereços distintos. O primeiro é o que chamamos de IP interno, ou seja, aquele atribuído pelo modem ao seu computador ou smartphone, por exemplo, de modo a organizar o acesso ao ponto de internet. 

Já o segundo é o IP externo. Este segundo é definido pela operadora de internet e está relacionado ao seu modem. Quando falamos de planos de internet com IP fixo, é a ele que estamos nos referindo.

Como funciona a internet com IP fixo?

O IP externo pode ser definido de duas maneiras, que são os modos dinâmico e fixo (ou estático). O IP dinâmico é o mais oferecido pelas operadoras de internet, sendo destinado principalmente a planos residenciais. Com ele, os clientes utilizam um protocolo conhecido como DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) para obter um novo endereço de IP a cada vez que o modem se conecta à internet. 

Embora o método dinâmico seja mais prático e dispense configurações avançadas, ele tem como desvantagem a perda de velocidade, justamente pela necessidade de renegociação constante do endereço de IP. 

Outro problema das conexões com IP dinâmico, principalmente para empresas, é que a troca constante de endereços dificulta muito a implementação de serviços próprios, como a instalação de servidores, serviços de e-mail próprios e a instalação de uma VPN (Virtual Private Network, ou Rede Virtual Privada). 

É nesse contexto que surgem os planos de internet com IPs fixos, destinados ao segmento comercial e empresarial. Com eles, a internet da sua empresa terá sempre um endereço estático, sem a necessidade de fazer a negociação constante via DHCP. O resultado imediato é mais velocidade para a sua conexão, mas há muitas outras vantagens. Vamos falar sobre elas?

4 vantagens de um IP Fixo para a sua empresa

1. Mais velocidade para o dia a dia

Como vimos, planos com IP dinâmico exigem uma negociação constante da conexão dos seus dispositivos, algo que pode impactar o desempenho da internet principalmente em aplicações mais sensíveis a latência e velocidade. 

A contratação de um plano com IP fixo elimina essa etapa, garantindo menos tempo inativo para a sua conexão. O resultado é uma internet mais rápida e responsiva para a sua empresa. 

2. Alta performance em todas as atividades

A internet por IP fixo também garante mais estabilidade para a conexão, já que são eliminadas quaisquer chances de erros durante a distribuição dos endereços de IP (que normalmente seriam gerenciadas pelo protocolo DHCP). 

IPs fixos também têm desempenho superior em relação aos planos convencionais quando uma conexão de internet é utilizada por muitos usuários simultaneamente. 

3. Novos horizontes para explorar

Utilizar um serviço de IP fixo é essencial para empresas que pretendem hospedar servidores e serviços próprios. O endereço estático facilita a configuração de várias rotinas, bem como o acesso remoto, eliminando uma série de etapas necessárias quando se utiliza uma conexão com IP dinâmico. 

Serviços que utilizam recursos de geolocalização são bastante beneficiados, uma vez que o endereço de comunicação será sempre conhecido, garantindo mais precisão nos resultados e agilidade na entrega da resposta. 

4. Mais controle sobre tudo

Por permitirem a criação de servidores próprios, os IPs fixos podem ajudar as empresas a reduzir custos com terceiros. Imagine, por exemplo, poder hospedar seu próprio site, sem precisar pagar um serviço de web hosting. O mesmo pode ser dito de um serviço interno de comunicação, como e-mails e chats. 

Dessa forma, o IP fixo traz mais controle para a empresa, não apenas sobre a sua conexão com a internet, mas também para recursos e investimentos que realizará hoje e futuramente. 

Invista na melhor Internet para a sua empresa

Agora que você sabe as vantagens da tecnologia de IP fixo, que tal investir no melhor plano de internet para a sua empresa? A Explorernet oferece tecnologia de ponta para você ir além, garantindo muito mais velocidade, segurança e estabilidade em sua navegação.

Conheça nossos planos e prepare-se para embarcar em uma internet de outro mundo!