Videoconferência grátis: Conheça as 6 melhores plataformas

A pandemia de Covid-19 trouxe rearranjos na rotina de muitas pessoas, inclusive na de empresas e escritórios. O ano de 2020 marcou o surgimento de uma série de medidas que tentaram adaptar a realidade dos negócios ao isolamento social — e um dos grandes feitos foi a implementação do regime de teletrabalho. Nele, todas as interações são realizadas de forma online, seja com clientes ou outros colaboradores.

Com o retorno gradual, algumas empresas podem optar por modelos híbridos, conciliando atividades presenciais com o home office. Para essas e outras ocasiões, é mais que necessário ter ferramentas em mãos para esquematizar reuniões, tarefas e outras demandas. Pensando nisso, nós listamos seis plataformas gratuitas para videoconferência, detalhadas nas linhas a seguir.

O que são plataformas digitais

As plataformas digitais são espaços na web que agregam conteúdos de determinados segmentos. Esses softwares são separados por temas, podendo ser acessados pelas pessoas na internet com objetivo de entrar em contato com aquilo que procuram. Por exemplo, quem busca por vídeos e séries, deve procurar uma plataforma de streaming como a Netflix. Ao passo que, aquele que quer interações, deve buscar por plataformas de redes sociais, como o Instagram.

Assim como os exemplos citados, as plataformas de videoconferência são procuradas por quem quer fazer reuniões online, de modo a facilitar encontros realizados por colaboradores dentro de uma empresa, por alunos e professores em uma escola, etc.

Principais plataformas gratuitas para videoconferência

A lista abaixo reúne as melhores opções disponíveis na internet, com variações de limite de horas, quantidade de participantes e formas de acesso. Confira cada uma em detalhes e observe qual se adéqua à sua demanda considerando as funcionalidades que você precisa.

Google Meet

A ferramenta em questão integra o Workspace do Google, o qual oferece várias outras ferramentas de produtividade e organização. O Meet, em si, foi lançado em 2017 como uma espécie de extensão do Hangouts, dessa vez com uma proposta mais corporativa.

O que era um app para reuniões de até 30 pessoas, hoje se tornou uma plataforma que permite mais de 200 acessos em uma só sala. O serviço pode ser utilizado no desktop e/ou notebook através de qualquer navegador mas também dispõe de um aplicativo, geralmente nativo no Android disponível também para iOS, possibilitando conferências nos mobiles.

Ele conta com uma versão gratuita e outras duas pagas. O modelo free tem algumas limitações, como reuniões em grupo de até uma hora e sem possibilidade de gravação. As contas pagas ou corporativas, por sua vez, podem proporcionar horas de encontro, com gravação de tela e afins. Em comum, todos entregam ferramentas de interação, como o recurso “levantar a mão”, compartilhamento de tela e chat com enquetes.

Zoom

O Zoom Meetings é uma plataforma um pouco mais antiga e, portanto, mais consolidada entre empresas que já realizavam videoconferências antes mesmo da pandemia. Tanto é que os planos contemplam opções de pacotes “Corporativo” e “Empresarial”, ambos com ferramentas personalizadas para abranger demandas particulares de cada negócio.

Quando ativado o modo webinar, o Zoom consegue garantir acesso para até 10 mil participantes. Em reuniões normais, o app suporta 100 pessoas no modo gratuito e até 500 usuários simultâneos na versão paga. Assim como a maioria dos programas de vídeo, ele garante acesso pelo navegador, via app para PC e também para dispositivos móveis Android e iOS.

Além dos recursos mais tradicionais de compartilhamento de tela e chat, a plataforma também permite envio de arquivos durante uma reunião, bem como o uso do modo dial-in, o qual garante participação por áudio como uma ligação telefônica.

Skype

Se o Zoom é famoso no mundo corporativo, o Skype é de conhecimento popular por conta das chamadas de vídeo desde 2003. Ele funciona com o login do Outlook e entrega funções como chat privado, compartilhamento de arquivos e ligação direta para celulares (que depende de recargas a partir de R$ 15).

Um dos pontos positivos da opção em questão é a possibilidade de entrar em uma reunião apenas com o link gerado pelo anfitrião, sem a necessidade de uma conta cadastrada para isso. Além disso, o Skype ainda garante gravações de reuniões, que ficam disponíveis por até 30 dias.

A duração de uma chamada pode se estender por até quatro horas e o limite diário não deve ultrapassar 10 horas. O número máximo de participantes, por sua vez, é de 50 pessoas por ligação. Ele é compatível com celulares e computadores, disponibilizando app para os dispositivos.

Microsoft Teams

O Teams é uma opção que fornece ferramentas para além do espaço de videoconferências. Ele opera como um espaço virtual de trabalho e pode atender a todos os tipos de empresas. Entre as funcionalidades que ele dispõe, estão as salas particulares com chat, divisão de equipes e compatibilidade com Trello, Todoist, Salesforce, entre outros.

Vale lembrar que o aplicativo para desktop do Microsoft Teams só está disponível para o Windows, o que permite que usuários de MacOS usem a plataforma apenas pelo navegador. Já no celular, o software pode ser baixado tanto do Android quanto no sistema da maçã.

Por fim, não é permitido gravar os encontros na plataforma e a pandemia concedeu algumas regalias durante o período. A empresa estendeu o período de duração de chamadas individuais e reuniões em grupo de 1 para 24 horas. Além disso, o número de participantes teve ampliação de 100 para 300 pessoas.

Teleport.video

Essa é outra opção com foco na facilidade de acesso. Para entrar em uma reunião, não é necessário fazer login, basta clicar no endereço que o host enviou. Apesar de contar com modalidade paga, é possível fazer uma reunião com até cinco pessoas na versão gratuita.

A duração máxima do encontro virtual é de 50 minutos para mais de duas pessoas. Para reuniões individuais, entretanto, não há limitações. O Teleport.video também se encontra disponível nas lojas de aplicativos para celulares.

Whereby

O Whereby é uma plataforma online que também é destinada para poucas pessoas na versão gratuita, especificamente para quatro participantes. Por outro lado, ele não impõe um limite de tempo para as reuniões, o que pode configurar uma vantagem em relação a grande parte dos apps.

Ele pode ser usado no navegador e não precisa de login para acessar uma reunião, apenas para criar uma. Apesar disso, é possível realizar o download pelo smartphone, caso seja a vontade do usuário.

Os recursos vão desde o chat ao vivo, com reação por emojis, até a gravação da videoconferência. O link permite também mudar o fundo, assim como o Meet, e oferece integração com Google Drive, Trello e YouTube.

Softwares que estão transformando as relações humanas

Assim como as ferramentas de produtividade, de organização e de trabalhos em geral têm otimizado o cotidiano das pessoas, as plataformas digitais de videoconferência também, ainda mais em tempos de pandemia.

Apesar de algumas empresas já terem retomado o regime presencial, o uso de softwares como Meet, Teams e Zoom podem ser um legado que será mantido ao longo do tempo. Isso por conta da facilidade de acessar uma pessoa, independente de onde ela esteja, ou pela possibilidade de agregar vários participantes em um local só.

Confira outras dicas e conteúdos sobre tecnologia e o mundo conectado em nosso blog.

Link: Tecnoblog, TechTudo [1] e [2], Zoom, Gazeta do Povo, HeroSpark