Aprenda como medir a velocidade da internet

Sua conexão de internet tem apresentado problemas como lentidão ao navegar, ou ainda falhas ao realizar o download de arquivos? Talvez seja a hora de verificar se ela está funcionando corretamente. Atualmente existem diversas ferramentas online e gratuitas que permitem testar a velocidade da conexão com a internet. 

No tutorial de hoje mostraremos como você pode testar a velocidade da sua internet utilizando o Brasil Banda Larga, ferramenta oficial disponibilizada pela ANATEL (Agência Nacional das Telecomunicações). 

O que significa download e upload?

Antes de medir a velocidade da sua conexão de internet, é preciso que você conheça alguns dos termos técnicos utilizados no processo. Isso é importante para verificar não apenas as taxas de download e upload de arquivos, mas também a qualidade do sinal e possíveis problemas na conexão de internet.

  • Download: é a informação principal no teste de velocidade. Geralmente medida em Megabytes por segundo (MB/s) ou Megabits por segundo (Mbps), ela diz qual a taxa de transferência de arquivos da internet para o seu PC. Ela tem relação direta com o tempo de carregamento de páginas no navegador, de vídeos e do download dos mais variados arquivos. 
  • Upload: esse valor informa a velocidade com que os dados estão trafegando do seu dispositivo para um servidor (sentido contrário do download). O upload determina quanto tempo você leva para subir um arquivo de vídeo, enviar arquivos e mensagens no WhatsApp, por exemplo. Fique atento pois a taxa de upload costuma ser mais baixa do que a do download, a depender do plano contratado. 
  • Ping (Latência): medida em milissegundos (ms), a latência mede o atraso na comunicação entre o seu dispositivo e o servidor. Valores mais baixos são melhores, principalmente para chamadas em vídeo e jogos. 
  • Jitter: esse valor nos diz se houve algum atraso não esperado na entrega dos pacotes de dados, causado muitas vezes por congestionamento da conexão ou por redirecionamento de rota. Um valor de jitter muito alto pode causar problemas na transmissão de vídeos, como a perda de qualidade de imagem. 
  • Perda de pacotes: os dados que recebemos e enviamos na internet são agrupados em pacotes. O valor da perda de pacote nos diz se está havendo algum problema de conexão, podendo este ocorrer no equipamento local ou no servidor. O ideal é que haja zero perda na comunicação. 
  • Tipo da rede: a maioria das ferramentas de teste de internet informa se você está conectado utilizando um cabo ethernet (de rede) ou via Wi-Fi. É importante ter essa informação para comparar as velocidades e ver se a rede está configurada adequadamente. 
  • Região do servidor: os testes de internet são feitos a partir do servidor mais próximo de você. Isso é importante para minimizar quaisquer problemas ou atrasos na hora de fazer a medição. 

Como medir a velocidade da sua internet

Agora que você já conhece os principais termos utilizados para descrever a qualidade da conexão, chegou a hora de colocar tudo em prática, fazendo o teste de velocidade! Para isso, utilizaremos a ferramenta oficial da ANATEL, disponibilizada gratuitamente no site Brasil Banda Larga. Confira o passo a passo:

Passo 1: Acesse o site da ferramenta Brasil Banda Larga.

Passo 2: Caso o seu navegador solicite acesso à sua localização, clique em “Permitir”. Essa etapa é importante para que a ferramenta escolha o servidor de testes mais próximo de você.

como medir a velocidade da internet pelo navegador passo 2

Passo 3: Selecione a guia “Pré-requisitos e Orientações”. Verifique as informações para ter certeza de que está realizando o teste a partir de um navegador compatível. Outra observação importante é pausar temporariamente qualquer download ou streaming de vídeo que esteja fazendo, para garantir a precisão do teste. 

como medir a velocidade da internet pelo navegador passo 3

Passo 4: Com tudo verificado, volte para a guia “Velocímetro” e clique no botão “INICIAR TESTE”. 

como medir a velocidade da internet pelo navegador passo 4

Finalizado o teste, você verá as velocidades máximas de download e upload atingidas, destacadas à esquerda do cartão de informações. À direita estão ainda os dados de latência (ping), Jitter e de perda de pacotes. Caso queira realizar um novo teste, selecione a opção “INICIAR NOVO TESTE”, disponível logo abaixo. 

resultado do teste de velocidade da internet

Um ponto legal do teste da ANATEL é que ele cria um histórico com os resultados anteriores, para que você possa testar diferentes configurações, verificando desvios de desempenho e possíveis falhas. Se quiser fazer o download das informações, acesse a guia “Histórico de Resultados” e clique em “BAIXAR CSV”.

Faça o teste no seu smartphone também!

A ferramenta Brasil Banda Larga também tem um app para smartphones, disponível na Google Play Store. Depois de instalar o app no seu celular, será necessário seguir os passos descritos em tela e liberar as permissões para que ele acesse a conexão de internet do aparelho. 

O funcionamento do app é igual ao da versão web:

Passo 1: Selecione a opção velocímetro.

Passo 2: Toque em “INICIAR TESTE” para começar a medição.

como medir a velocidade da internet pelo celular passo 2

Passo 3: Após conferir o resultado, navegue pelas guias Resumo e Histórico para acessar os dados das medições realizadas anteriormente. 

como medir a velocidade da internet pelo celular passo 3.1

como medir a velocidade da internet pelo celular passo 3.2

Apenas certifique-se de que seu celular está conectado à rede Wi-Fi. Caso contrário, o teste será realizado sobre a velocidade de dados móveis. 

Uma observação muito importante

Na hora de fazer o teste da conexão de internet por wireless (Wi-Fi), seja no PC ou no app para smartphones, é importante utilizar um roteador que comporte a velocidade contratada. 

Equipamentos com a tecnologia Wi-Fi 802.11g, por exemplo, possuem uma velocidade máxima de 54 Mbps (ou menos, caso o sinal não tenha a intensidade suficiente), o que pode limitar bastante o desempenho da internet contratada. Já a tecnologia Wi-Fi 802.11n atinge velocidades de até 300 Mbps, operando na frequência de 5 GHz. 

Outras opções para você testar a sua internet

Existem diversas outras opções para testar a velocidade da sua internet, caso a ferramenta oficial da ANATEL não esteja disponível. Todas elas funcionam de modo bastante similar, reconhecendo a sua região, determinando o melhor servidor disponível para os testes e depois exibindo um resumo com as principais informações. 

Confira algumas alternativas para fazer testes de velocidade adicionais na sua conexão de internet:

Megabits ou Megabytes? Que confusão!

garota com dúvida segurando o celular

Ao pesquisar os planos de internet, você verá anúncios como “Plano 100 Mega” ou “Internet 300 MB”. Aqui é importante destacar que as velocidades divulgadas são sempre medidas em Megabits por segundo (Mbps ou Mb/s).

Contudo, ao fazer um download de um arquivo no seu computador, você verá as taxas de transferência medidas em Megabytes por segundo (MB/s). 

Para você entender melhor, existem dois tipos diferentes de unidades utilizadas quando nos referimos a dados digitais, que são o bit (b) e o byte (B). O bit é conhecido como a menor unidade de informação possível e seu valor pode ser 0 ou 1. Já um byte é formado por uma sequência de 8 bits, ou seja, um byte equivale a 8 bits. 

Logo, para obter a velocidade máxima teórica de download para um plano de internet, basta dividir o valor anunciado por 8. Vamos a um exemplo?

  1. Imagine que você está contratando uma internet do plano 100 Mega (100 Megabits);
  2. Para encontrar a velocidade máxima de download desse plano, divida 100 por 8;
  3. O resultado será 12,5 MB/s, ou Megabytes por segundo.

Repare que a única diferença na grafia dessas unidades está no fato de a letra “b” ser minúscula (bit) ou maiúscula (Byte). Apesar de parecer sutil, essa mudança altera completamente a leitura da informação, algo que costuma gerar bastante confusão entre os clientes. 

Por isso, ao fazer os testes de velocidade da sua conexão de internet e ao transferir arquivos, esteja sempre atento à unidade de medida utilizada!